10 de abril de 2023

Hospital Regional de Barreirinhas realiza cirurgia de polidactilia

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensificou a assistência de saúde da população. No Hospital Regional de Barreirinhas, pela primeira vez, a unidade realizou a cirurgia de polidactilia, uma anomalia genética caracterizada pela presença de seis dedos ou mais nas mãos ou pés. 

Esta é uma das alterações genéticas pediátricas mais comuns. Geralmente a criança não sente dor, mas apesar de não trazer riscos ao paciente, pode gerar problemas de mobilidade e também psicológicos, sobretudo por causa do bullying em idade escolar, como ressalta o médico e diretor clínico do hospital, Leonardo Telles, que também participou da cirurgia.

“Na maioria das vezes as crianças não têm sintomas clínicos, porém a gente sabe que uma das coisas que afeta muito o desenvolvimento psicossocial é a questão do bullying. Boa parte dessas crianças e adolescentes acabam sofrendo algum estigma por terem um dedo extranumerário. Nessas situações a gente atua como forma de melhorar a qualidade de vida, devolvendo a autoestima para a pessoa”, afirmou Telles. 

A paciente foi uma jovem de 18 anos. O procedimento foi realizado na unidade em 31 de março. A paciente teve alta no dia seguinte à cirurgia e segue nos cuidados pós cirúrgicos em casa. O médico ortopedista especialista em cirurgia de mão, Jayro Moura, foi um dos responsáveis pelo procedimento e destaca que a cirurgia foi realizada com sucesso e a paciente, assim que passar o período de cicatrização, vai levar uma vida absolutamente normal. 

“Essa deformidade congênita é comum e gera uma certa ansiedade e preocupação nos familiares quando a criança nasce. Nós mantivemos o polegar mais desenvolvido e utilizamos os ligamentos e tendões do outro dedo que foi removido para deixar o polegar com a função melhor e a estética mais parecida possível com o normal”, ressaltou o médico, Jayro Moura. 

O diretor administrativo do hospital, Adler Leitão, afirma que os investimentos na unidade têm sido essenciais para ampliação dos serviços ofertados à população. “Nós temos trabalhado muito para ampliar os serviços de ortopedia de modo a descentralizar a gestão da saúde, e fazer com que seja possível realizar, no interior do estado, cirurgias que antes só eram feitas na capital. A gente tem uma equipe bastante qualificada com cirurgiões de joelho, da mão, quadril e trauma”, frisou.  

O Hospital Regional de Barreirinhas oferece atendimentos nas áreas de clínica e cirurgia geral, neurocirurgia, ortopedia, pediatria e obstetrícia, além de exames laboratoriais e também eletrocardiograma, raio-X, tomografia computadorizada e ultrassonografia. 

A unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), está localizada na Av. 01, n° 15, loteamento Parque das Dunas e é referência para pacientes da cidade e do entorno.

Eduardo Ericeira