15 de março de 2019

Hospital Regional de Barreirinhas oferece novo serviço de tomografia

Tomógrafo instalado no Hospital Regional de Barreirinhas (Foto: Divulgação)

O Hospital Regional de Barreirinhas, da rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), está ofertando aos pacientes das regionais de saúde de Rosário e Chapadinha um novo exame de imagem, importante para o diagnóstico de patologias. Desde fevereiro, a unidade instalou o serviço de tomografia, o que garante maior rapidez na detecção de problemas de saúde e no acesso ao tratamento adequado.

O tomógrafo, um Toshiba de 16 canais, é um dos mais modernos do mercado e é usado para se fechar um diagnóstico mais rápido e preciso de doenças diversas, como acidentes vasculares, a extensão de doenças infecciosas e a presença de neoplasias dos mais variados tipos. A unidade, que atende demanda de urgência e emergência, assim como referenciada, oferta mensalmente 500 exames do tipo.

Segundo o diretor administrativo do Hospital Regional de Barreirinhas (HRB), Adler Gomes Leitão, o equipamento auxilia a unidade e seus profissionais a salvarem mais vidas, além de promover uma economia de gastos, pois vai evitar que os pacientes que necessitem do exame sejam levados para São Luís.

“A tomografia é um dos exames de imagem mais requisitados por médicos, para investigação de diversas doenças. Ele pode ser determinante para o fechamento de um diagnóstico. O impacto vai desde o diagnóstico mais rápido e tempo de resposta no tratamento, ao tempo de internação do paciente, na economia de traslado para São Luís, na permanência das equipes de saúde na unidade. É imensurável seu papel”, comentou.

Jadson Rodrigues Araújo foi paciente da unidade e precisou do equipamento. “Eu só tenho a agradecer. Tive um bom atendimento na unidade. Fico sem palavras. Tive uma hérnia umbilical e não precisei ir para São Luís para fazer o exame. Isso foi muito bom para nós”, relatou.