21 de abril de 2023

Hospital Regional de Barreirinhas completa 11 anos e fortalece assistência para população de 22 municípios maranhenses

Na região dos Lençóis Maranhenses, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) beneficia a população de 22 municípios maranhenses com o Hospital Regional de Barreirinhas (HRB). A unidade comemorou 11 anos de funcionamento no dia 13 de abril, celebrando a marca de mais de 716.879 atendimentos. Em 2022, a unidade realizou 89.144 atendimentos, entre os quais 3.230 cirurgias.

Segundo o diretor-administrativo da unidade, Adler Leitão, os avanços atingidos na atualidade, alcançados por meio investimentos do Governo do Maranhão, possibilitaram ao HRB ampliar seus atendimentos e especialidades. “Agradeço a todos os que fizeram e fazem parte dessa história, em especial à minha equipe, que é a alma do nosso hospital. Que possamos continuar avançando e conquistando grandes realizações nos próximos anos, sempre com o compromisso de oferecer o melhor atendimento possível à nossa comunidade”, disse. 

A estrutura da unidade, gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), é composta por centro cirúrgico com duas salas, 10 leitos de UTI, 52 leitos clínicos, seis leitos de pré-parto e dois de estabilização de emergência. 

No Hospital são realizados procedimentos nas áreas de neurocirurgia, traumatologia, cirurgias de pele, abdómen, hérnia e apêndice. Além disso, a unidade também realiza atendimentos nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Cardiologia e Obstetrícia e, durante o ápice da epidemia do Covid-19, ganhou notoriedade ao realizar atendimento a casos graves na região, salvando centenas de pacientes. 

Um dos pacientes que fazem parte dessa história é o lavrador aposentado José Augusto da Silva, de 59 anos. Em 2022 ele foi o primeiro paciente a realizar uma Artroplastia Total de Joelho. Até então, a cirurgia de alta complexidade só havia sido realizada na capital. “Eu andava apenas com apoio de muleta. Já nem saía mais de casa por causa da dificuldade. Foi com certeza a realização de um sonho”, disse José Augusto.

Homenagem

No intuito de valorizar os profissionais do hospital em seus 11 anos de existência, a unidade promoveu certificação a profissionais. Após votação interna foram premiados a técnica de enfermagem Sônia Maria Rodrigues da Silva; a agente de faturamento Vera Lúcia Santos Lisboa, o maqueiro Valdemar Lima Salazar Neto e o médico clínico Sérgio Augusto.

Daucyana Castro