2 de fevereiro de 2023

Hospital Regional de Barra do Corda completa um ano com mais de 20 mil atendimentos

Por Vanessa Ribeiro

O Hospital Regional Dr. José de Abreu Silva, em Barra do Corda, da rede de hospitais de média e alta complexidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), completou mais de 20 mil atendimentos um ano após ser entregue à população da região. Inaugurado em janeiro de 2022, a unidade é referência para toda a região e beneficia também moradores de Arame, Fernando Falcão, Grajaú, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras.

A aposentada Ortença Lima, de 70 anos, é diabética e recebe assistência das equipes da unidade devido a uma necrose no pé esquerdo. “Eu estou sendo muito bem tratada. Já é a segunda vez que fico internada. Da primeira vez passei 19 dias e completei meus 70 anos aqui e fizeram até uma surpresa para mim. Fiquei muito feliz. Todos os profissionais são muito atenciosos e prestativos. Só tenho a agradecer por tudo”, afirmou a idosa.

Em um ano de atendimento, o hospital registrou 6.228 consultas ambulatoriais nas áreas de Ortopedia, Cirurgia Geral, Urologia e Cardiologia; 1.892 cirurgias de pequeno, médio e grande porte, 2.339 internações, além de mais de 10 mil exames de imagens e laboratoriais.

“O hospital de Barra do Corda foi uma verdadeira revolução para a cidade e região. Em um ano conseguimos grandes avanços como a cirurgia de videolaparoscopia, artroscopia de joelho, cirurgia ortopédica com auxílio do Arco Cirúrgico, RTU de Próstata, que são cirurgias minimamente invasivas. Todas essas são cirurgias de ponta, com tecnologia avançada”, ressaltou o diretor clínico do hospital, Adriano Brandes.

O Hospital Regional de Barra do Corda, inaugurado em 31 de janeiro de 2022, possui ambulatório em Ortopedia, Cirurgia Geral, Cardiologia e Urologia. Além disso, a unidade oferece serviços de apoio diagnóstico com Tomografia, Ultrassonografia (USG), Eletrocardiograma (ECG), Raio-X, Análise Clínica e Endoscopia.  A unidade, que conta com 72 leitos de internação, sendo 62 de enfermaria e 10 leitos de UTI adulto, além de salas de Cirurgia e leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA), é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).