5 de novembro de 2020

Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, realiza cirurgias pediátricas do Programa Mais Cirurgias

Por Daucyana Castro

O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, realizou, nesta semana, cirurgias pediátricas, como parte do calendário do Programa Mais Cirurgias, do Governo do Estado. Foram realizados procedimentos cirúrgicos, como hérnias, frênulo lingual (correção de língua presa), postectomia (fimose) e correção de sinéquia vaginal. Os procedimentos do Programa Mais Cirurgia, executados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), vêm sendo realizados em diversas unidades da rede estadual de saúde.  

Essa foi a segunda leva de cirurgias na área de pediatria, em menos um mês, no Hospital Regional de Timon. Em outubro, no dia 10, também foram realizados procedimentos, e 24 crianças foram operadas. Desta vez, 15 crianças passaram pela triagem e apresentaram condições de operar.

Para o médico Eduardo Segundo, que participou das cirurgias, foi um grande sucesso o resultado desses dois mutirões, em virtude da pandemia. “Com toda a cautela necessária para conter o risco de contaminação pelo coronavírus, conseguimos atender a demanda que apareceu. Realizar este feito mostra que o nosso hospital está dentro do circuito de cirurgia pediátrica no Brasil. Atendemos a nossa demanda em Timon e de municípios vizinhos. Estou feliz em fazer parte deste projeto, e que venham os próximos, para que possamos ajudar a população de forma eficiente e as crianças saiam daqui tratadas e curadas”, comentou o cirurgião pediátrico, Eduardo Segundo. 

Alessandra Pereira dos Reis, mãe do João Pedro Pereira dos Reis, de 5 anos de idade, levou o filho para realização de uma cirurgia de fimose (postectomia). Tão logo o menino operou, teve alta. “Meu filho teve uma ótima assistência, foi bem atendido, cirurgia bem sucedida. Foi uma cirurgia rápida e segura. A equipe foi muito atenciosa comigo e com meu filho; fomos bem recebidos por todos. Agradeço imensamente por tudo”, relatou a mãe. 

O Programa Mais Cirurgias tem o objetivo de ampliar o número de cirurgias eletivas em hospitais de São Luís e do interior do estado. O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Daucyana Castro