1 de setembro de 2021

Hospital Presidente Vargas comemora 78 anos e fortalece assistência a pacientes com HIV/AIDS, tuberculose e doenças tropicais

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

Unidade da rede estadual de saúde, o Hospital Presidente Vargas comemorou 78 anos de fundação nesta terça-feira (31). A unidade de referência no tratamento de doenças como HIV/AIDS, tuberculose e doenças tropicais no Maranhão diagnosticou, no último mês, 45 novos casos de HIV e 82 casos de tuberculose.

“É uma unidade que historicamente tem contribuído com o Sistema Único de Saúde (SUS), considerando que o nosso público, em sua maioria, é de vulnerabilidade social. Contamos com uma equipe multidisciplinar capacitada, que age desde o diagnóstico até o tratamento, com acompanhamento individualizado dos pacientes. A unidade segue trabalhando para fortalecer esse trabalho e intensificar a prevenção”, frisou a diretora geral do Hospital Presidente Vargas, Leyna Melo Lima. Para celebrar a data, foi realizado, no pátio da unidade de saúde, um culto ecumênico.

A solenidade contou com a presença do secretário adjunto da Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius Ribeiro; da chefe do departamento de atenção às IST/AIDS e Hepatites Virais, Jocélia Frazão de Matos; do diretor da Casa Acolher, Paulo Ribeiro; além de profissionais que atendem na unidade de saúde.

“A gente tem feito todos os esforços necessários para ampliar nossa capacidade de atendimento e dar maior qualidade de vida para os pacientes que já têm uma condição bem sofrida e que precisa de um olhar diferenciado. O hospital hoje faz 78 anos e estamos melhorando ainda mais esse atendimento”, disse o secretário adjunto da Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinícius Quadros Ribeiro. A unidade, que pertence à rede estadual de saúde, conta com uma equipe multiprofissional e realiza o diagnóstico, acompanhamento médico e tratamento de pessoas com as doenças.

A programação incluiu homenagem aos profissionais de todos os setores do hospital. Seu Francisco de Assis Bogea Filho foi um dos homenageados. O técnico de laboratório, de 78 anos de idade, tem quase 40 anos de serviço na unidade. É um dos funcionários mais antigos do hospital. “Trabalho aqui desde 1982, quase 40 anos aqui, e tenho muito orgulho de ter feito parte da história desse hospital”, disse. 

Francisco tem quase 40 anos de dedicação ao hospital

Assistência

O Hospital Presidente Vargas é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e disponibiliza para pacientes com HIV/AIDS 35 leitos de enfermaria e nove de UTI. Além do apoio médico especializado, no Hospital Presidente Vargas, o paciente recebe amparo psicológico e clínico-terapêutico e conta com acompanhamento de nutricionista, médico oftalmologista e dentista.

O atendimento ofertado é por demanda referenciada vinda de todo o estado. Atualmente, a unidade oferece tratamento ambulatorial para 5.529 pacientes cadastrados, oriundos de São Luís e municípios do interior do estado.

Daucyana Castro