22 de agosto de 2017

Hospital Presidente Vargas comemora 74 anos com intensa programação

Ações de saúde comemoram os 74 anos do Getúlio Vargas. (Foto: Julyane Galvão)
Ações de saúde comemoram os 74 anos do Getúlio Vargas. (Foto: Julyane Galvão)

Ações de saúde comemoram os 74 anos do Getúlio Vargas. (Foto: Julyane Galvão)

Durante esta semana pacientes e funcionários do Hospital Presidente Vargas participam da comemoração de 74 anos da unidade de saúde composta de palestras, oficinas, jogos, peças teatrais e shows culturais. A programação teve inicio na manhã desta segunda-feira, 21, com a palestra “Contraí o vírus HIV, não usei camisinha”, voltada para pacientes do ambulatório.

Formas de prevenção, incidência e sintomas foram os principais pontos abordados pela enfermeira Darly Cutrim. “Falar sobre o vírus HIV ainda é um assunto delicado, mas que precisa ser esclarecido para toda a população. Os pacientes que vieram ao hospital Presidente Vargas puderam entender melhor esta doença e como se prevenir. Nada como a informação para evitar que esta doença se espalhe na população. Uma boa conversa foi o que tive com eles na manhã de hoje”, disse a enfermeira Darly.

Após a palestra, os funcionários do hospital receberam massagens relaxantes e orientações posturais fornecidas por uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A secretária do setor de Serviço Especializado de Atendimento (SAE), Maria do Rosário Gomes, tirou dúvidas sobre postura e recebeu massagem. “Esta é a oportunidade que temos para levantar da cadeira e relaxar a musculatura e a coluna. Ao conversar com a fisioterapeuta me informei sobre bons exercícios para aliviar as dores causadas pela má postura”.

Segundo a diretora geral do Hospital Presidente Vargas, Leyna Lima, é grande o contingente de pessoas em tratamento na unidade e as palestras marcadas para todos os dias da semana levarão informações ao alcance de todos. “Não podemos deixar esta data de 74 anos em branco, e nada melhor que transmitir orientações para os pacientes e funcionários sobre as doenças que tratamos na unidade”, explicou a diretora.

Ainda como parte da programação, o ator Mia ‘cara de gato’ percorreu as enfermarias, levando alegria aos pacientes internados e à tarde, no auditório, ocorreu um campeonato de Damas com a presença do vice-campeão maranhense do 27º Campeonato Maranhense Adulto de Damas Internacional, Fernando França.

A programação será encerrada na sexta-feira (25) com plantio de mudas na área externa da unidade.

Ações foram realizadas em comemoração aos 74 anos da unidade de saúde. (Foto: Julyane Galvão)

Ações foram realizadas em comemoração aos 74 anos da unidade de saúde. (Foto: Julyane Galvão)

Sobre o hospital

O Hospital Presidente Vargas é referência no tratamento de HIV, tuberculose e doenças tropicais. A unidade de saúde disponibiliza dois tipos de atendimentos, o ambulatorial e a internação. Na enfermaria são 36 leitos, e, na UTI, 17, sendo um de isolamento.

Diversas especialidades médicas são oferecidas como infectologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nefrologia, nutrição, odontologia, pneumologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, e ainda, serviços de imagem.

De maio a junho deste ano, 43.983 atendimentos foram realizados no hospital, entre consultas médicas, exames e outros procedimentos, como pequenas cirurgias e tratamento odontológicos.

“A procura é muito grande, é a unidade referência no tratamento de HIV, tuberculose e doenças tropicais. Portanto, a realização de uma programação voltada para a parte educativa e cultural é muito importante para os pacientes e acompanhantes que saem daqui bem informados e de certa forma, mais felizes.

Depoimentos

“As consultas são marcadas de forma rápida. Estou concluindo tratamento de tuberculose e procurei este hospital por ser referência no assunto.”
Marlene de Jesus, dona de casa

“Minha mãe já fez tratamento de pneumonia neste hospital e foi muito bem tratada, agora sou eu quem está precisando de cuidados e logo, recebi resposta o atendimento adequado”.
Maria da paixão, aposentada

“Fiquei sabendo agora há pouco da programação de aniversário do hospital, mas amanhã quero participar da palestra. Acho importantes essas palestras porque ajudam a tirar as dúvidas”. Cecílio Sousa, encanador

BOX
Confira a programação:

Terça-feira (22)

MANHÃ
Palestra -Orientações Educação Bucal

TARDE
Final do Campeonato de Jogos de Dama) e Cinema

Quarta-feira (23)

MANHÃ:
Show de Magica 40’min

TARDE:
Oficina artesanato e Massoterapia com a técnica de Shiatsu Amma

Quinta-feira (23)

TARDE:
Oficina artesanato, Massoterapia com a técnica de Shiatsu Amma e gincana

Sexta-feira (23)
MANHÃ:
Dia da beleza com dicas de moda e maquiagem

TARDE:
Atrações culturais com Tambor de Crioula, bumba-boi, show com os cantores Eraldo Ébano, Nego Jóia e Elilma Vasconcelos.

Daucyana Castro