10 de setembro de 2019

Hospital Materno Infantil de Imperatriz já oferece teste de Olhinho gratuito para crianças nascidas na unidade

O Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz (HRMI), maternidade pública referência para mais de 40 municípios da região tocantina, já oferece a triagem ocular neonatal (teste do Olhinho) em 100% dos bebês nascidos na maternidade.
O teste do Olhinho passou a ser obrigatório, a partir de agosto deste ano, em todos os hospitais e maternidades maranhenses. O exame pode detectar precocemente algumas das maiores causas de cegueira infantil na faixa etária de 0 a 5 anos – a catarata,  o glaucoma congênito e o retinoblastoma (o câncer na retina).

“O teste do Olhinho é um dos mais importantes exames feitos na criança ao nascer”, explica a pediatra Patrícia Soares, diretora clínica do Hospital Materno Infantil de Imperatriz, unidade de saúde gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). “É um teste rápido, indolor e de baixo custo que garante triagem precoce de doenças como catarata congênita, leucocoria (pupila branca), glaucoma congênito, entre outras, e que possibilita o encaminhamento antecipado da criança ao oftalmologista, em caso de testes alterados”, reforça a médica. “A avaliação oftalmológica e a intervenção precoce são elementos determinantes para garantir o desenvolvimento saudável da criança ao longo dos primeiros anos de vida”, conclui Patrícia Soares.

No Materno Infantil de Imperatriz o teste do Olhinho passou a ser oferecido gratuitamente desde julho deste ano, antes mesmo da vigência da lei que tornou obrigatória a oferta do exame em todos os hospitais infantins no Maranhão. O HRMI realiza, em média, 650 partos a cada mês, e é a maternidade referência para mais de 40 municípios próximos a Imperatriz, na região sul do estado.

Sancionada no início de agosto pelo governador Flávio Dino, a chamada lei do teste do Olhinho é de autoria do deputado estadual Arnaldo Melo (MDB), e foi aprovada pela Assembleia Legislativa em abril.

Além do Hospital Materno Infantil de Imperatriz, outras oito unidades de saúde da rede estadual já realizam o teste do Olhinho em bebês recém-nascidos: Maternidade Benedito Leite, Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, Maternidade Nossa Senhora Penha, em São Luís; Maternidade Humberto Coutinho, em Colinas; Hospital Regional de Balsas; Hospital Geral de Alto Alegre; Hospital Geral de Timbiras, e Hospital Macrorregional “Alexandre Mamede Trovão”, em Coroatá.

Fonte: Núcleo de Comunicação e Marketing/EMSERH