5 de fevereiro de 2019

Hospital Macrorregional de Caxias vai ofertar exames de Mamografia

Hospital Macrorregional de Caxias. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado vai fortalecer a prevenção e assistência oncológica no leste maranhense. Até o fim deste semestre, o Hospital Macrorregional de Caxias – Everaldo Aragão vai oferecer o serviço de Mamografia, com exame de rastreamento precoce do câncer de mama. O investimento é uma nova etapa do processo de habilitação do Hospital de Caxias em Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

As Unacons são hospitais, credenciados pelo Ministério da Saúde, estruturados com todos os recursos humanos e tecnológicos necessários à assistência integral do paciente com câncer, incluindo diagnóstico de casos, assistência ambulatorial e hospitalar, atendimento de emergências oncológicas e cuidados paliativos.

Integrantes da Rede Nacional de Atenção Oncológica, as Unacons prestam assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento dos cânceres de maior incidência no país, entre os quais câncer de mama, de útero e de próstata.

A habilitação do Hospital Macrorregional de Caxias em Unacon teve início em abril do ano passado, com a inauguração de ala exclusiva para atendimento a pacientes com câncer. Equipada com 14 leitos para oncologia clínica, 12 para oncologia cirúrgica e quatro leitos para cuidados paliativos, a Unacon do Hospital Everardo Aragão funciona 24 horas por dia e atende demanda por tratamento especializado em Câncer de 40 municípios das regiões do entorno das cidades de Caxias, Timon, Codó e São João dos Patos.

Neste semestre, a unidade vai oferecer, também, o serviço de mamografia, considerado o exame mais eficaz para detecção precoce de câncer de mama. “O equipamento já está no hospital e, neste momento, estamos fazendo as adaptações físicas na sala onde ficará instalado o mamógrafo. Até o fim de março, o novo serviço estará disponível à população”, informa o diretor geral do hospital, Jefferson Coutinho.

“O diagnóstico precoce e preciso é fundamental no combate aos casos de câncer, principalmente ao de mama, o tipo que mais atinge as mulheres no Brasil. Com a oferta de exames de mamografia no Hospital de Caxias, o Governo do Estado dá outro passo importante no fortalecimento das ações de combate ao câncer no Maranhão”, destaca o cirurgião oncológico, Rodrigo Lopes, que, também é presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), gestora do Hospital Macrorregional de Caxias.

Desde a inauguração até dezembro de 2018, mais de 450 cirurgias oncológicas, 1.909 consultas e 851 procedimentos de quimioterapia foram realizados pelo novo serviço de assistência oncológica do hospital.

fonte: Comunicação e Marketing/EMSERH