27 de janeiro de 2023

Hospital Macrorregional de Caxias comemora 7 anos de atendimentos especializados na região leste maranhense

Por Vanessa Ribeiro

O Hospital Macrorregional de Caxias completou sete anos de funcionamento nesta sexta-feira (27). A unidade de média e alta complexidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), beneficia moradores de 26 cidades da região leste do estado.

“O Hospital Macrorregional de Caxias é uma unidade que cumpre um importante papel na gestão do governador Carlos Brandão, empenhado em avançar ainda mais na consolidação de uma rede de saúde pública forte e regionalizada para atender a população maranhense com excelência e qualidade. Essa unidade tem diversas especialidades, como o serviço de oncologia. Pacientes que dependiam de quimioterapia e cirurgias oncológicas, que teriam de ser levados para Teresina ou São Luís, agora são atendidos em Caxias. São muitos avanços”, avalia o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

De acordo com o diretor geral da unidade, Ermando Vieira de Moura Filho, o hospital oferece uma assistência de qualidade para toda a região do Leste Maranhense. “Nestes sete anos, conseguimos avançar nos serviços oferecidos e consideramos de extrema importância os investimentos do Governo do Estado para suprir as necessidades de um hospital com esse porte. Nossa prioridade é o paciente, atendê-lo com o que for preciso e da melhor maneira para que ele possa se recuperar plenamente”, frisou. 

A dona de casa Francisca Pereira, de 42 anos, é uma das pessoas beneficiadas pela unidade. Ela sofreu um acidente doméstico e necessitou de um procedimento cirúrgico. Moradora de Caxias, ela não precisou se deslocar para outra cidade em busca de tratamento. “O atendimento aqui é maravilhoso. Não falta remédio, todos os profissionais são atenciosos, a estrutura é ótima e o melhor foi fazer minha cirurgia perto de casa. Sou muito grata por tudo”, disse. 

Em 2022, foram realizadas na unidade 16.818 consultas ambulatoriais, 16.849 exames de imagem, 4.371 internações e 3.978 cirurgias nas mais diversas áreas. A unidade, além dos atendimentos médicos em diversas especialidades, como Clínica Médica, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Urologia, Mastologia, Ginecologia, Cirurgia Plástica Reparadora e Endocrinologia, conta com serviços nas áreas de Assistência Social, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia. Além disso, o Hospital de Caxias dispõe de exames para apoio diagnóstico como colonoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, endoscopia, exames laboratoriais, mamografia, ressonância magnética, radiologia, tomografia computadorizada, ultrassonografia, dentre outros. 

O hospital conta com 116 leitos de internação, sendo 26 leitos de clínica médica, 26 de oncologia, 26 de ortopedia, 26 de clínica cirúrgica e 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Daucyana Castro