17 de julho de 2020

Hospital Geral de Peritoró registra mais de um 2,7 milhões de atendimentos e procedimentos em 8 anos

O Hospital Geral de Peritoró realizou uma comemoração, na quarta-feira (15), pelos 8 anos de assistência à saúde com excelência prestada à população, completados no último sábado (11). A celebração também marcou os mais de um 2,7 milhões de atendimentos e procedimentos. A unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e integra o fluxo de atendimento a pacientes na região dos Cocais, com referência para os casos de urgência e emergência em 24 horas.

Na quarta-feira (15), a unidade foi decorada com balões, fitas e um bolo foi compartilhado. Foi realizada uma celebração ecumênica com a participação do padre Zé Geraldo e do pastor Batista, com a presença dos diretores Alayna Rocha (Geral), Otacílio Fernandes (Administrativo), Ernani Sousa (Clínico), médicos do plantão e vários colaboradores do hospital.

“O Hospital Geral de Peritoró é uma importante unidade que faz parte do nosso planejamento de fazer uma rede de saúde pública forte e regionalizada para atender a população maranhense com excelência e qualidade”, destacou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande.

O Hospital Geral de Peritoró faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitarales. Possui 58 leitos de internação normal, seis leitos de UCI e dois leitos de isolamento, e atende urgência e emergência 24 horas.

Balanço

Localizado no município maranhense de Peritoró, região dos Cocais, o hospital foi inaugurado no ano de 2012 pelo Governo do Estado. De lá até o dia 30 de junho deste ano, registrou 1.370.981 atendimentos ambulatoriais. Como por exemplo, pequenas cirurgias, administração de medicamentos, imobilização ortopédica além de atendimentos de urgência e emergência.

Também foram realizadas 161.729 consultas ambulatoriais. Destes, 100.712 em Clínica Médica; 12.804 em Cirúrgica; 28.960 em Ortopedia; e em Pediatria 19.253 consultas, segundo dados fornecidos pela unidade.

Na área cirúrgica, foram 22.544 intervenções, dos quais a maior demanda veio da Ortopedia, com 11.741 cirurgias realizadas ao longo de oito anos. Ainda houve o registro de 25.803 internações no período.

 “É muito gratificante comemorar 8 anos de funcionamento tendo a certeza que estamos prestando um serviço de qualidade à população. Atendemos pacientes de mais de 50 municípios próximos. Somos referência na região do Médio Mearim e dos Cocais e isso nos impulsiona a manter este mérito e trabalhando para oferecer a comunidade um atendimento resolutivo, ágil e com responsabilidade”, ressaltou o diretor administrativo, Otacílio Tavares Fernandes.

No que se refere ao Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), que oferece vários tipos de exames com objetivo de esclarecer o diagnóstico ou realizar procedimentos terapêuticos específicos para os pacientes, o balanço da unidade aponta 849.766 exames laboratoriais, 76.843 do tipo Raio X, 46.003 registros de ultrassonografia e 2.065 eletrocardiogramas – totalizando 974.677 atendimentos do serviço.

Iracema Bernardina da Silva, de 49 anos e natural de Buriticupu, estava em busca de tratamento, quando conseguiu atendimento em Peritoró. “Eu estava com problemas de saúde há mais de um ano e quando cheguei aqui, o hospital me acolheu, solucionou meu problema e estou me recuperando. O hospital aqui de Peritoró é muito importante para as pessoas aqui da região”, contou ela, que se recupera de uma cirurgia.

A opinião também é compartilhada por João Batista de Sales Sousa, conhecido também como João da Antena. Diagnosticado com covid-19, ele precisou ficar 18 dias internado no hospital. “Estou tendo alta hoje, vou para casa fazer o restante do tratamento. E esse hospital faz uma diferença muito forte na saúde da cidade.  Fui muito bem tratado e estou na fase final da minha recuperação”, relatou.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Governo disponibiliza drive-thru de testagem para a Covid-19 a partir de segunda-feira (4)

Por Daucyana Castro O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai disponibilizar, a partir [...]

Governo reduz espera de maranhenses por procedimentos oftalmológicos com o Programa Mais Cirurgias

Com o Programa Mais Cirurgias, o Governo do Estado tem ampliado a oferta de procedimentos oftalmológicos pelo Maranhão e, assim, [...]

UPA de Paço do Lumiar celebra dois anos de funcionamento com mais de 200 mil atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar completou, em 23 de junho, dois anos de funcionamento, contabilizando [...]