27 de outubro de 2022

Hospital Dr. Genésio Rego mobiliza funcionários para a doação de sangue no Hemomar

Fotos e Texto: Samir Aranha

Com o objetivo de aumentar o quantitativo de bolsas de sangue, o Hospital Dr. Genésio Rêgo organizou com os colaboradores uma ação de doação de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). O ato de solidariedade ocorreu nesta quinta-feira (27), a ação arrecadou cerca de 45 bolsas, dando fôlego especial ao estoque do Hemonúcleo, que se prepara para o feriado prolongado previsto no Estado para a próxima semana. 

Para a diretora geral do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Kátia Campos, a realização da ação marca um momento de solidariedade entre as unidades de saúde pública do estado. “Fomos convidados a realizar essa ação na nossa unidade, o que prontamente atendemos. Vivenciamos na pele cotidianamente o desafio da demanda de hemocomponentes para atendimento de pacientes e, por isso, queremos sempre ajudar nesta demanda”, destacou. 

Segundo a coordenadora do Serviço Social do hospital e também doadora regular de sangue, Leandra Fernandes, o objetivo é promover a solidariedade. “Nós acreditamos na responsabilidade social, no compromisso de salvar vidas. Contribuir para esta ação, mais que trabalho, se configura como um ato de cidadania”, ressalta. 

O supervisor administrativo do Hospital Genésio Rêgo, Clermerson Fajardo, 29 anos, é doador de sangue há mais de 10 anos e quando soube da ação fez questão de participar. “Quando soube da doação organizada no trabalho já me prontifiquei a vir. Esse é um ato de amor que comecei por um amigo que precisou e decidi continuar enquanto tiver vida”, disse.



SEJA UM DOADOR

A doação de sangue ao Hemomar é realizada em sua sede, localizada na rua 5 de janeiro, no bairro da Jordoa. Para doar, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação, entre outros critérios avaliados durante a triagem para a doação. Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Daucyana Castro