11 de abril de 2022

Hospital Dr. Genésio Rêgo completa dois anos com mais de 4 mil atendimentos

Por Daucyana Castro

O Hospital Dr. Genésio Rêgo, localizado na Vila Palmeira, completou dois anos e, nesta sexta-feira (8), comemorou o número de atendimentos na unidade. O hospital foi entregue pelo Governo do Estado em 6 de abril de 2020 para reforçar o combate à pandemia da Covid-19. Em dois anos, o hospital registrou 4.400 atendimentos entre internação e ambulatório.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, esteve na unidade para acompanhar os atendimentos. “É importante comemorar os dois anos do hospital pela importância que ele teve no combate à pandemia. Quero agradecer a todos os profissionais de saúde que conduziram esse trabalho até aqui, por todos os serviços prestados no atendimento aos maranhenses”, destacou Tiago Fernandes.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcello Duailibe, parabenizou os colaboradores de saúde da unidade e reforçou seu empenho em levar a saúde pública do Maranhão a um patamar ainda maior.

“Fico muito satisfeito em ver as conquistas desta unidade de saúde. Parabenizo o trabalho de todos vocês. Estarei trabalhando incansavelmente para contribuir e colaborar com este hospital, que nesses dois anos teve excelentes resultados e números. Foram mais de 4 mil atendimentos realizados, com 40 leitos de UTI e 10 de enfermaria. Uma alegria saber que hoje estamos de retaguarda e que esta unidade foi importante no combate a pandemia”, disse Marcello Duailibe.

Hospital comemorou 4.400 atendimentos em dois anos

A diretora geral do hospital, Larissa Cavalcanti, destacou que a união da equipe que compõe a unidade foi primordial para alcançar bons resultados durante os dois anos de funcionamento. “A gente lembra do primeiro paciente que entrou, do primeiro paciente que foi para UTI. Hoje é o momento de agradecer. Seguimos juntos em busca do mesmo objetivo: tratar bem o paciente, fazê-lo passar menos tempo na unidade, ver ele satisfeito e ver a família satisfeita”, frisou Larissa.

D. Selma passou 52 dias internada

A comemoração contou ainda com uma celebração ministrada por dois padres de paróquias próximas ao hospital e reuniu também pacientes que estiveram em tratamento no Hospital Dr. Genésio Rêgo, fazendo da data um momento de muitas lembranças. A aposentada Selma Maria Rodrigues dos Prazeres, de 63 anos, passou 52 dias internada no hospital em abril de 2020. Ela voltou hoje ao local, dois anos depois, e muito emocionada; conta que passou um filme na cabeça.

“Volta o filme todinho na cabeça da gente, as lembranças daquele dia, a minha chegada na ambulância. Eu estava consciente e todo mundo com muito cuidado comigo. Eu tive os primeiros sintomas em 27 de abril de 2020 e fui acolhida na UPA da Cidade Operária. No dia seguinte, fui transferida para cá. Foram 30 dias de UTI e 22 de enfermaria. Graças a Deus deu tudo certo. O tempo que estive aqui eu fui bem tratada, bem acolhida, não tive medo. Eu tive muita confiança nos profissionais daqui e deu tudo certo”, contou a idosa.

Emoção também para o administrador Roniston Oliveira Carvalho, de 43 anos. Ele foi o primeiro paciente a usar o capacete Elmo e passou 30 dias em tratamento na unidade, sendo 15 dias na UTI. “Eu descobri um mundo totalmente desconhecido e conheci a eficácia dos profissionais que trabalham em um hospital público. Graças a Deus eu vim para cá. Tive um atendimento que eu não esperava. Talvez até no hospital particular eu não receberia um atendimento assim. Fui bem recebido, acolhido por profissionais fora do normal. Graças a Deus eu saí e eu guardo todos eles no coração”, completou o administrador.

Roniston foi o primeiro paciente a usar o capacete Elmo na unidade

O Hospital Dr. Genésio Rêgo integra a rede de Estado da Saúde e é gerenciado pela EMSERH. Dispõe de 40 leitos de enfermaria e 10 de UTI e conta com apoio de equipe multiprofissional que presta assistência 24 horas aos pacientes que precisam de atendimento hospitalar.

A unidade, que pertence a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), abriga o Centro de Testagem para a Covid-19 e garante, ainda, por meio do ambulatório, o atendimento em várias especialidades, entre elas: mastologia, ginecologia, dermatologia, psicologia e nutrição.

Fotos: Laécio Fontenele