4 de fevereiro de 2020

Hospital de Câncer realiza atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate à doença

Pacientes e acompanhantes durante ginástica laboral

O Hospital de Câncer do Maranhão realizou, nesta terça-feira (4), atividades alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Câncer. O Núcleo de Educação Permanente da unidade, que é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou palestras setoriais e ginástica laboral voltadas para pacientes e acompanhantes do ambulatório.

De acordo com a diretora administrativa do Hospital do Câncer, Ana Flávia Lustosa, atividades como a realizada nesta terça-feira são importantes para levar conhecimentos sobre a doença e contribuir para a detecção precoce.

“É importante passar para a comunidade essa questão do conhecimento da doença, das maneiras de prevenção, porque muitos só chegam para a gente com a doença já avançada. Então, essa detecção precoce pode ajudar no diagnóstico, no tratamento. No caso dos acompanhantes, que não têm esse conhecimento, podem buscar uma atenção primária para fazer essa prevenção e evitar que, quando ele procure uma assistência, já esteja em um estágio bem avançado”, destacou.

Além do dia 4 de fevereiro, data instituída pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial de Combate ao Câncer também é celebrado no dia 8 de abril, por iniciativa da própria OMS. As duas datas surgiram para chamar a atenção para o aumento de casos da doença ao longo dos anos e a necessidade de mudanças no estilo de vida, como ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente, para reduzir o número de casos.

Eduardo Ericeira