27 de setembro de 2021

Hospital de Cuidados Intensivos inova com novo protocolo de sepse

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

Profissionais de saúde que atuam no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participaram da apresentação do novo protocolo de sepse. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais conhecida como infecção generalizada e precisa ser tratada com cuidado, já que pode fazer com que o paciente seja levado ao óbito.

O médico intensivista Gerson Viana ministrou, quinta-feira (23), no auditório da unidade, no bairro Bequimão, a palestra e apresentou aos profissionais o novo protocolo. “É um protocolo que vai ajudar a identificar de forma mais rápida a sepse. Então, é o momento de apresentar para a equipe esse diagnostico importante que pode ceifar muitas vidas na UTI. Precisamos de uma equipe sincronizada para que essas metas sejam atingidas no tempo certo. Sepse é uma corrida contra o tempo. Toda a equipe precisa estar bem encaixada”, pontuou. 

Apresentação do novo protocolo de sepse (Foto: Divulgação)

Segundo o diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro, o protocolo vai ser utilizado em todas as unidades de saúde do Maranhão. “O HCI vem como uma vertente para todas as unidades. É um hospital de referência que foi iniciado para tratamento da Covid-19, mas que está se expandindo. Hoje somos a maior retaguarda clínica do estado”.

A coordenadora das UTIs do HCI, Mara Matos, participou da apresentação e destacou a importância do mesmo na assistência hospitalar. “Assim poderemos intervir de forma mais rápida e eficaz para poder reverter a situação clínica desse paciente. Tem tudo para dar certo e melhorar os nossos serviços”, frisou.

O Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), referência no tratamento da Covid-19 no Maranhão, integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Daucyana Castro