7 de outubro de 2021

Hospital de Câncer realiza ação pelo Dia Mundial de Cuidados Paliativos

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

Com o tema “Não deixe ninguém para trás, equidade no acesso aos cuidados paliativos”, o Hospital de Câncer do Maranhão, em São Luís, realizou na quarta-feira (6), uma ação em alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos. A unidade faz parte da rede estadual de saúde e tem recebido investimentos do Governo do Estado para ampliar e fortalecer a assistência em Oncologia. 

“A unidade é referência. Temos uma equipe muito forte e presente nessa parte de cuidados paliativos. É de extrema importância ter esse serviço instituído e executado numa unidade oncológica. Os pacientes precisam ter esse conforto. É essencial o cuidado da equipe multiprofissional neste fim de vida, entender sobre a mortalidade, minimizar a dor e qualquer sintoma que esse paciente possa vir a sentir”, frisou a diretora do Hospital de Câncer do Maranhão, Ana Carolina Marques. 

Diretora do Hospital de Câncer destacou importância dos cuidados paliativos numa unidade oncológica

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. 

“A nossa ideia é inclusão, ter equidade e não esquecer ninguém. Não basta simplesmente ter igualdade no cuidado, onde você divide tudo em partes iguais. Mas é preciso também ter equidade, de forma que quem mais precisa receba mais. A equidade reconhece o direito de cada um, usando a equivalência para se tornarem iguais. Esse é o tema da nossa campanha”, explicou o médico responsável pelo setor de dor e cuidados paliativos da unidade, João Garcia. 

A programação contou com a apresentação da banda do Corpo de Bombeiros do Maranhão, uma coreografia do grupo Lança Chamas da Igreja Batista do Angelim (IBA) e lanche coletivo. O capelão da unidade, Enilson Cutrim, em seu discurso falou sobre a flor de bambu que floresce a cada 100 anos no Japão mas que tem a vida útil de até 24 horas.  

Foto: Laécio Fontenele

“É possível encontrar beleza em meio ao caos. A flor de bambu é um exemplo. Ainda que ela saiba que vai morrer, ela não deixa de florescer e embelezar o mundo. O que importa é a qualidade do tempo de vida que temos nesta terra”, disse o capelão. 

O advogado Wudner da Silva Castro tem 67 anos de idade e um tumor no cérebro. Acabou de ter alta da unidade, mas fez questão de voltar para participar do evento e foi homenageado com uma plantinha e o hino do Botafogo, seu time de coração. Ele fez questão de fazer uso da palavra e agradecer o cuidado e o atendimento que recebeu no Hospital de Câncer. 

Paciente Wudner da Silva Castro participou da programação

“Eu sou maranhense. Vim do município de Primeira Cruz, morei mais de 20 anos no Rio de Janeiro, rodei o mundo e nunca acreditei que fosse encontrar um trabalho como o que se executa aqui nesse hospital. Fico feliz pelo que encontrei aqui neste hospital. Muito obrigada pela colaboração de todos”, disse Wudner Castro. 

O Hospital de Câncer do Maranhão atende em média 4.500 pacientes por mês, o equivalente a 150 pessoas por dia, com serviços de ambulatório, internação e Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

Daucyana Castro