28 de agosto de 2019

Hospital de Câncer do Maranhão tem como marca o atendimento humanizado


Atendimento humanizado do Hospital do Câncer completou cinco anos (Foto: Wéllida Nunes)

Exames de ponta, medicações eficazes e corpo profissional capacitado são características do Hospital de Câncer do Maranhão. Contudo, é um medicamento chamado carinho uma das principais marcas da unidade estadual, que completou, no último domingo (25), cinco anos de funcionamento com atendimento especializado de pacientes oncológicos no estado.

“Todos aqui têm responsabilidade com o ‘cliente’. Eu me dei muito bem aqui, devagarzinho estou me levantando. Se não fosse esse hospital cheio de amor… tem muito amor aqui! Eles têm muito cuidado comigo, faço muita coisa aqui, brinco, faço fisioterapia. Cada dia que passa, as coisas vão melhorando”, testemunha Cornélio Gonçalves Santos, de 72 anos.

O morador de Grajaú chegou na unidade dia 26 de julho bastante debilitado e realizou procedimento de biopsia na próstata no último dia 9. Agora, aguarda os resultados para saber como será a continuidade do tratamento. “Esse tratamento humanizado que recebemos faz diferença. Entrei aqui bem cansado, espertando uma recuperação e encontrei aqui dentro. Aqui não fazem diferença de pessoas”, diz.

A técnica de enfermagem Maria de Jesus Garcês ressalta o compromisso diário com os pacientes. “É gratificante ouvir o paciente dizendo que a gente trata bem. Me apaixono por todos os pacientes, mas seu Cornélio é uma amizade que surgiu, sempre dou um jeito de passar aqui e ver como ele está. A gente procura dar atenção a todos, me sinto grata”, afirma a profissional.

Quem também é só elogios à unidade é a paciente Luzinete Abreu Coleho, de 53 anos, natural de Cedral. Também está aguardando o resultado da biopsia para iniciar o tratamento, mas está confiante, principalmente depois de 44 dias de internação. “Minha assistência é das melhores, porque todos me tratam muito bem. Gosto muito do atendimento. O que tem feito a diferença para mim é o carinho, é um santo remédio. Espero agora sair daqui boa, curada”, persevera.

A unidade possui diversos projetos voltados para a humanização da estada do paciente na unidade, como o Cinema nas Enfermarias, Meditação para pacientes, acompanhantes e colaboradores, Orquestra nas Enfermarias, entre outros.

Avanços 

Atualmente, o equipamento da rede estadual de saúde trata gratuitamente todos os tipos de cânceres, oferecendo inclusive medicamentos que não são cobertos pelo Sistema Único de Saúde e são custeados integralmente pelo Governo.

Atendimento humanizado do Hospital do Câncer completou cinco anos (Foto: Wéllida Nunes)

“O hospital atende tanto o tratamento de cirurgia, como de quimioterapia. Nosso diferencial também é que fazemos tratamento com medicamentos que não são da tabela SUS, de alto custo. De forma que o paciente não precisa judicializar para ter acesso ao tratamento. Recebemos pacientes de toda a rede, de forma regulada”, diretora administrativa do Hospital de Câncer do Maranhão, Ana Flávia Lustosa.

De janeiro de 2014 a julho deste ano, o Hospital de Câncer do Maranhão realizou 167.058 consultas, 10.827 cirurgias, 206.484 exames de imagem, 18.684 internações e 33.192 sessões de quimioterapia. Sendo a maior referência da rede estadual de saúde no atendimento especializado de pacientes oncológicos.

A unidade passou a atender exclusivamente pacientes oncológicos depois que a Secretaria de Estado da Saúde entregou à população, em 2017, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) – o Hospital de Câncer mantinha uma ala ortopédica até então.

Além disso, passou a contar com uma Casa de Apoio, inaugurada em dezembro de 2017, que oferece acolhimento a 26 pacientes ou acompanhantes internados na unidade de referência estadual, servindo como um espaço de assistência humanizada.

Fonte: SES

Daucyana Castro