20 de junho de 2018

Hospital de Câncer do Maranhão recebe homenagem na Câmara de vereadores de São Luís

Solenidade foi realizada na Câmara Municipal de São Luís. (Foto: Wéllida Nunes)

Referência no atendimento da rede estadual da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a assistência em saúde ofertada no Hospital de Câncer do Maranhão foi destaque, nesta quarta-feira (20), na solenidade alusiva à Oncologia Maranhense na Câmara Municipal de São Luís.

Diretores e médicos do Hospital de Câncer do Maranhão foram homenageados durante a solenidade. A iniciativa da homenagem ocorreu no evento dedicado à oncologia maranhense promovido pelo vereador e médico Gutemberg Fernandes de Araújo, contemplando instituições e hospitais.

O diretor clínico do Hospital de Câncer, Stênio Santos, considera a homenagem um reflexo do trabalho desenvolvido pelo Governo do Maranhão na unidade.

“O reconhecimento do trabalho que fazemos com dedicação, humanidade e equipamentos de ponta ocorre devido à priorização que o governo concede aos serviços oncológicos no Maranhão, atendendo pacientes de todo o estado, e, consequentemente, a população obtém maior taxa de cura e sobrevida”, afirmou Stênio Santos.

A gestora de Regulação, Controle e Avaliação do Sistema de Saúde da SES, Marina do Nascimento Sousa, presente ao evento, apontou os avanços do diagnóstico e tratamento oncológico no estado.

“O Maranhão ganhou uma rede inédita de tratamento contra o câncer na rede estadual pública de saúde. O serviço recebeu mais infraestrutura e se expandiu para além da capital. Houve uma ampliação do acesso ao atendimento e a medicamentos no Hospital de Câncer do Maranhão. Todo o esforço é reconhecido e o maior prêmio é conseguir expandir este trabalho de qualidade com muita humanização”, destacou Marina Sousa.

O vereador Gutemberg Fernandes de Araújo, autor da homenagem, ressaltou o papel da unidade da rede estadual no tratamento de câncer. “Estive recentemente no Hospital de Câncer do Maranhão. Verifiquei a qualidade do atendimento oferecido com muita competência e humanidade. Esta homenagem é uma forma de parabenizar o Hospital pelo trabalho desenvolvido. A Câmara reconhece quem trabalha pela saúde do povo do Maranhão”, afirmou o vereador.

Maria Helena Costa, de 63 anos, está concluindo o tratamento de um câncer no fígado, e foi uma das homenageadas na Câmara pela luta diária de combate à doença. “Não é fácil enfrentar cada etapa do tratamento, é preciso ter muita fé e ser bem assistida na unidade de saúde. Os médicos do Hospital de Câncer foram maravilhosos comigo, nunca me faltou medicamento. Todo o acompanhamento fiz lá e o caminho da cura está perto”, disse a paciente.

Uma comitiva de profissionais de saúde da unidade participou da solenidade: os médicos João Batista Garcia e Ronald Coelho; a gerente de Enfermagem da unidade, Juliana Guerra; a diretora administrativa Sheila Rodrigues; além de Viviane Garcia, do Núcleo de Gestão.