18 de janeiro de 2019

Hospital de Câncer do Maranhão inicia consultoria técnica com Hospital Alemão Oswaldo Cruz, referência nacional em Oncologia

Servidores respondem questionário da equipe do HAOC. (Foto: Márcio Sampaio)

O Hospital de Câncer do Maranhão recebe até esta sexta-feira (18), uma equipe de consultores do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) para a segunda etapa do Projeto Reestruturação de Hospitais Públicos, que é parte do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde. A iniciativa, em parceria com o hospital referência para o território nacional, é voltada para a melhoria da qualidade de hospitais públicos de alta complexidade em todo o país.

O projeto busca aperfeiçoar processos, protocolos e procedimentos e alcança as áreas de avaliação e incorporação de tecnologias, capacitação de recursos humanos, pesquisas de interesse público em saúde, e desenvolvimento de técnicas e gestão em serviços de saúde.

A primeira etapa consistiu em um diagnóstico preliminar dos processos operacionais desenvolvidos na unidade de saúde maranhense. Desta vez, acontece a primeira visita técnica com as equipes multiprofissionais.

Servidores respondem questionário da equipe do HAOC. (Foto: Márcio Sampaio)

Para Sheila Rodrigues, diretora administrativa do Hospital de Câncer do Maranhão, o projeto é uma melhoria de processos para a unidade. “Sentimos um engajamento muito grande das equipes, inclusive temos recebido elogios nas devolutivas realizadas. É uma oportunidade única, nossa perspectiva é que agregue muita informação para cada profissional da unidade. No fim, ganha o hospital e, principalmente, ganha o paciente”, finaliza.

A farmacêutica Cristiane Guerra Gil, da equipe do HAOC e que nesta quinta-feira (17) aplicava um questionário entre os servidores, explicou que o trabalho junto ao hospital maranhense é educativo, de intervenção de processos, porém não é impositivo. “Fazemos um trabalho de intervenção, porém ele não é punitivo. Não podemos padronizar o que não pode ser padronizado, temos que trabalhar de acordo com a característica do hospital”, disse Cristiane Guerra Gil.

Até o fim de 2020, o time de consultores do projeto do virá periodicamente a São Luís prestar orientações aos profissionais do Hospital de Câncer do Maranhão. O trabalho irá envolver não somente as equipes multiprofissionais de saúde, bem como as áreas técnicas e administrativas.

Fonte:

Daucyana Castro