12 de novembro de 2018

Hospital de Câncer do Maranhão é selecionado para programa nacional de reestruturação de hospitais do SUS

O Hospital de Câncer do Maranhão, referência estadual no tratamento oncológico, acaba de ser incluído no Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), programa do Ministério da Saúde voltado para a reestruturação de Hospitais Públicos de Alta Complexidade em todo o país. Por meio do programa o hospital oncológico maranhense receberá nos próximos dois anos consultoria técnica operacional do hospital Alemão Oswaldo Cruz, instituição filantrópica paulista referência nas áreas de Oncologia e de doenças do Aparelho Digestivo.

Até 2020, equipes técnicas do Oswaldo Cruz virão a São Luís mensalmente prestar orientações aos profissionais do Hospital de Câncer do Maranhão. A parceria entre as duas instituições vai possibilitar também a ida de profissionais maranhenses a São Paulo para participar de oficinas técnicas de qualificação e treinamento ministradas por equipes técnicas operacionais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

De acordo com a gerente de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Ana Carolina Marques, a consultoria tem como objetivos principais aprimorar a capacidade operacional do Hospital de Câncer do Maranhão, organizar fluxos e processos de trabalho, promover maior efetividade e produtividade às equipes, a fim de desenvolver procedimentos que garantam mais resolutividade com qualidade aos usuários da unidade de saúde. “Essa parceria vai aperfeiçoar o trabalho desenvolvido por nossas equipes de Qualidade, oferecendo ferramentas que irão acelerar o processo de melhorias no hospital, garantindo, principalmente, maior segurança em todas as etapas de cuidado com os pacientes”, ressalta Ana Carolina Marques.

 

Serviço de neurologia clínica e neurocirurgia do Hospital de câncer. Foto: Francisco Campos/SES

Consultoria em andamento

O processo de consultoria foi iniciado a partir de outubro passado com a primeira visita técnica de equipe do Hospital Oswaldo Cruz ao Hospital de Câncer do Maranhão. A visita de dois dias teve como objetivo traçar um diagnóstico preliminar da situação atual dos processos operacionais desenvolvidos na unidade de saúde maranhense. Com base nesse diagnóstico, a instituição paulista, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e Hospital de Câncer do Maranhão, desenvolverá um Plano de Ação com medidas de curto, médio e longo prazo, para fortalecer e fomentar melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais do Hospital de Câncer do Maranhão.

“A parceria técnica com o Hospital Oswaldo Cruz vai ajustar e padronizar os procedimentos operacionais utilizados na rotina do Hospital de Câncer do Maranhão, visando a excelência nos serviços de saúde oferecidos ao cidadão”, finaliza o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Vanderley Ramos.

Quatro hospitais públicos no Maranhão foram selecionados para a próxima etapa do programa nacional de reestruturação de Hospitais de Alta Complexidade do SUS, a ser desenvolvida no triênio 2018 a 2020. Além do Hospital de Câncer do Maranhão, foram contemplados o Hospital Universitário Presidente Dutra (rede Federal), Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão II) e Hospital da Mulher (rede Municipal de São Luís).

Fonte: Comunicação e Marketing/EMSERH

Daucyana Castro