26 de agosto de 2017

Hospital de Câncer comemora três anos de atividades com caminhada de alerta à prevenção

IMG-20170827-WA0001Em comemoração aos seus três anos de atividades, o Hospital de Câncer do Maranhão, unidade pública estadual de referência no diagnóstico e tratamento da doença, promoveu na tarde de sábado. 26, uma grande caminhada pela Avenida Litorânea, em São Luís. O evento teve como objetivo alertar a população para a importância dos exames preventivos, fundamentais para a detecção precoce do câncer, e consequentemente, para um tratamento mais eficaz contra a doença.

“Fazer exames preventivos anuais regularmente continua sendo uma das armas mais eficazes contra o câncer, principalmente o de colo uterino, o de maior incidência no Maranhão, e o segundo maior no Brasil”, aponta a enfermeira Nathália Mesquita, coordenadora de Qualidade do Hospital de Câncer do Maranhão. “Quanto mais cedo for detectado, maiores as chances de cura”, reforça.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde(OMS), o câncer é atualmente a segunda causa de mortes no Brasil, superado apenas por doenças cardiovasculares. No mundo, uma a cada seis mortes é causada por câncer. Mais de 14 milhões de pessoas desenvolvem a doença a cada ano e a projeção indica que esse número irá atingir 21 milhões em 2030.

“É uma doença difícil, porém, curável em muitos casos, principalmente, se detectada cedo, daí o nosso interesse constante em alertar as pessoas a buscar a prevenção”, explica Vivian Pacífico, gerente de Gente e Gestão do Hospital de Câncer do Maranhão. “Nós temos que estar à frente do Câncer, sempre”, alerta.

A presidente da EMSERH, Ianik Leal, e o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, participaram da caminhada..

A presidente da EMSERH, Ianik Leal, e o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, participaram da caminhada..

Denominada “um passo a frente contra o Câncer”, a caminhada na Litorânea foi o ponto alto das comemorações de aniversário do Hospital de Câncer do Maranhão, que na sexta-feira, 25, completou exatos três anos de atividades. Gerido pela EMSERH (Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares), o hospital é considerado referência no atendimento especializado de pacientes oncológicos dentro da Rede Estadual de Saúde.

Desde agosto de 2014 até julho de 2017 foram realizados 108.786 atendimentos de urgências oncológicas na unidade, com predominância de pacientes diagnosticados com câncer de colo do útero, próstata, mama e pele. Com cerca de 1.200 funcionários,a unidade funciona 24 horas e atende a 21 especialidades.

A caminhada contra o câncer teve ainda um aspecto solidário. Perto de 360kg de alimentos foram arrecadados como resultado de inscrições simbólicas para participação no evento. Os alimentos serão doados à Fundação Antonio Brunno, entidade de apoio a pacientes com câncer.

Fonte: Comunicação e Marketing EMSERH

Daucyana Castro