2 de fevereiro de 2022

Hospital da Vila Luizão recebe agradecimento por contribuição no processo de doação de órgãos

Foto: Divulgação

O Hospital Geral da Vila Luizão, unidade que integra a rede estadual de saúde, recebeu um certificado de agradecimento da Comissão Intra-hospitalar de Doação e Transplantes e do Banco de Olhos do Hospital Universitário (HUUFMA). O reconhecimento se deve às notificações de pacientes suspeitos de morte encefálica (ME), que uma vez identificados após amplo processo de avaliação clínica, viabilizam as possibilidades de doação de órgãos e tecidos. Esse processo é conduzido pelas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos (CIHDOTT). A contribuição do hospital é valiosa, pois atende aos dois tipos de notificações: as de suspeita de morte encefálica, que são feitas para Central Estadual de Transplantes e as de óbitos por coração parado, que são feitas para o Banco de Olhos do Hospital Universitário (HUUFMA).

“Esse agradecimento recebido foi voltado para as notificações de óbitos por coração parado realizadas ao Banco de Olhos. O Hospital Geral da Vila Luizão, engajado com a importância desse processo como um todo, realiza treinamento de seus profissionais de equipe multidisciplinar, com enfermeiros, médicos, fisioterapeutas e assistentes sociais. Contamos com três médicos habilitados para abertura do protocolo, tendo um deles recebido a habilitação em outubro de 2021”, frisou Márcia Melo, diretora geral do Hospital da Vila Luizão.

A forma de notificar é via contato telefônico, feito imediatamente quando identificados pacientes suspeitos de morte encefálica. Há alguns anos, o Banco de Olhos também criou um grupo de WhatsApp que facilitou essas notificações, pois congrega mais de 200 profissionais de diversos hospitais da ilha. As famílias de pacientes suspeitos de morte encefálica são inicialmente sensibilizadas para abertura do protocolo de ME ainda no interior da unidade de cuidados intensivos do hospital, que uma vez fechado, segue outros fluxos dos órgãos a quem se apresenta as notificações de casos suspeitos. Todo processo de possível doação é conduzido pelas unidades responsáveis e não pelo Hospital Geral da Vila Luizão.

“O Hospital contribui com a Central de Transplantes e o Banco de Olhos do HUUFMA, que realiza com suas equipes de profissionais habilitados, a sensibilização dessas famílias para contribuir com o processo de doação de órgãos e tecidos humanos”, explicou Márcia Melo.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]

Lacen comemora 103 anos de fundação com ação para colaboradores

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) completou na última sexta-feira, 20, 103 anos de fundação e para [...]

Equipe da rede estadual de saúde emociona paciente com ida à praia para rever o mar

Fotos: Laécio Fontenele “Só de estar aqui com vocês, com toda a equipe que me auxilia, que cuida da minha [...]