17 de maio de 2022

Hospital da Ilha realiza 1ª Semana da Enfermagem

Por Daucyana Castro

O Hospital da Ilha, entregue pelo Governo do Estado em 01 de abril deste ano, deu início nesta segunda-feira, 16, a 1ª Semana da Enfermagem, com o tema “Enfermagem x Diversidade”.

Na abertura do evento, a diretora administrativa da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Letícia Vale, destacou a importância do profissional de enfermagem.

“Essa 1ª semana de enfermagem é um marco pra gente. É o 1º encontro do Hospital da Ilha, que é um hospital novo e grande e o trabalho de todas as equipes é muito importante. Por isso esse encontro é uma oportunidade de maior aprimoramento, conhecimento e humanização”, disse Letícia Vale.

O diretor administrativo da unidade agradeceu o empenho das equipes. “A equipe de enfermagem é a grande maioria do hospital. É a ponta que faz tudo acontecer. Temos o maior respeito pela equipe que temos nos hospital e essa é uma oportunidade de agradecer o empenho desses profissionais no sentido de fazer o hospital funcionar da melhor forma e dar cada vez mais um passo a frente”, frisou o diretor administrativo do Hospital da Ilha, Bruno Ricardo Pereira.

Durante toda a semana, os participantes terão acesso à vários conteúdos como prevenção de lesão de pele; empreendedorismo e inovação: desafios e perspectivas; aspectos éticos legais da profissão: autonomia no empreendedorismo; diversidade e equidade em saúde: o papel do autocuidado; humanização entre outros temas.

“Não podíamos deixar passar em branco. O dia 12 de maio é o dia internacional do enfermeiro. É uma data comemorada no mundo inteiro, que é a data do nascimento de Florence, percursora da nossa profissão em 1920 e até hoje estamos na luta por valorização e reconhecimento. Então resolvemos fazer uma semana para mostrar a importância da enfermagem, não só dentro do escopo hospitalar, por isso o nosso tema foi enfermagem e diversidade. Queremos trazer um pouco da pluralidade da enfermagem que a gente consegue inclusive empreender”, explicou a gerente de enfermagem do Hospital da Ilha, Vanessa Araújo.

A programação da 1ª Semana de Enfermagem do Hospital da Ilha segue até a próxima sexta-feira, 20.