17 de dezembro de 2020

Hospital Aquiles Lisboa oferece à comunidade teste rápido e orientações sobre HIV/AIDS

Texto e Foto: Daucyana Castro

O Hospital Aquiles Lisboa realizou, nesta quarta-feira (16), o dia D de mobilização da Campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate à Aids.

As atividades destinadas aos usuários da unidade de saúde e os colaboradores tiveram início pela manhã no ambulatório, com a realização de uma palestra com a assistente social Graça Albuquerque, sobre a prevenção e combate ao vírus HIV.

Durante todo o mês, o Governo do Estado vem intensificando em todas as unidades de saúde as ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. 

Durante todo o dia foram disponibilizados à população testes rápidos pela equipe multiprofissional do CTA Anil. “Estamos conscientizando a população a respeito do HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis. Fizemos uma palestra, oferecemos testes rápidos à comunidade, educando e transmitindo orientações importantes para prevenção de várias doenças”, explicou a diretora do Hospital Aquiles Lisboa, Nathalia do Vale Carvalho de Araújo.

A empregada doméstica Lucileide Silva de Sousa, de 39 anos, é do município maranhense de São Mateus. O filho dela faz tratamento na unidade de saúde há um ano. Chegando ao local, ela acompanhou a palestra e aproveitou para fazer o teste rápido.

“Eu achei muito importante a palestra, pelo que me foi explicado. Tirei várias dúvidas, decidi fazer o teste também. Achei importante as dicas falando sobre HIV, como transmite, como se proteger. Deram camisinha pra gente, tanto da mulher quanto do homem”, comentou.

O Hospital Aquiles Lisboa é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e é referência na rede de estado da saúde na prevenção e tratamento da hanseníase.

27211_dia_d_no_aquiles_lisboa_2_2357284645343776146

Foto: Divulgação

Daucyana Castro