18 de dezembro de 2018

Hospital Alarico Nunes Pacheco realiza procedimento inédito em cirurgia de próstata

O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, localizado no município de Timon gerido pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) , realizou a primeira cirurgia de Ressecção Transuretral da Próstata. O procedimento aconteceu, este mês, em um paciente de 61 anos, portador de hiperplasia prostática benigna. Além de Timon, apenas São Luís e Caxias tem esse procedimento no Sistema Único de Saúde do Maranhão.

O procedimento consiste na abordagem endoscópica da próstata evitando incisões ou cirurgias abertas. A recuperação do paciente é mais rápida, assim como as chances de complicações são menores.

“É uma cirurgia que quase não tem chances de sequela ou complicações, porque não tem cortes. É a primeira que realizamos na nossa unidade e é mais um dos serviços disponíveis para toda a Região de Saúde de Timon”, destacou diretor clínico da unidade, Candiberto Filho.

O primeiro paciente a ser submetido a cirurgia de Ressecção Transuretral da Próstata mora em Timon. Bernardo Pereira de Almeida comemorou o acesso gratuito da população ao procedimento na região. “Só tenho a agradecer. Estou feliz em ter conseguido aqui mesmo em Timon”, disse.

Hiperplasia prostática

A hiperplasia benigna da próstata é um aumento não canceroso da glândula que comprime a uretra, obstrui o fluxo de urina e pode levar a lesões nos rins. Há, basicamente, três abordagens para tratar a condição: medicamentos e dois tipos de cirurgia – a resseção transuretral da próstata (RTUP) e a operação com laser.