Hemonúcleos no interior do estado também disponibilizam serviço de agendamento de doação de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar), em São Luís, adotou no final de março o agendamento por mensagem de WhatsApp como estratégia para assegurar continuidade das doações de sangue com segurança. Nesta semana, o serviço se estendeu aos sete hemonúcleos no interior do estado, que terão números específicos para a marcação (lista no final). Oferecem o serviço agora Santa Inês, Pedreiras, Caxias, Codó, Pinheiro, Imperatriz e Balsas.

Segundo o coordenador da hemorede estadual, Etevaldo Castro, os hemonúcleos acumulam bons resultados no que diz respeito ao número de bolsas de sangue coletadas. Balsas chegou a alcançar 60 doações diárias; Santa Inês reuniu em único dia por meio dos agendamentos 30 doadores; Pinheiro soma em média 20 doações diárias; e Caxias somente na semana passada conseguiu a coleta de 95 bolsas de sangue.

“Alguns hemonúcleos no Maranhão disponibilizam os telefones para que as pessoas possam fazer o agendamento por meio de ligações ou por meio de mensagens via WhatsApp. O mais importante é que as pessoas entendam sobre a necessidade de sempre poder colaborar para que possamos ter um estoque para atender toda a demanda de pacientes no estado”, reforçou Etevaldo Castro.

Os dados do Hemomar mostram que houve uma queda nas coletas de bolsas de sangue em todo o estado de 60%. Contudo, de acordo com o coordenador da hemorede estadual, mesmo com a queda substancial nas doações, o Hemomar tem conseguido atender a demanda pelos componentes do sangue, porém é importante que as doações sejam feitas, pois os estoques permanecem baixos.

“As cirurgias eletivas foram suspensas temporariamente por conta da pandemia do coronavírus, apenas as cirurgias emergenciais estão sendo realizadas”, explicou Etevaldo Castro.

Para driblar essa redução, uma campanha realizada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), gerenciadora da unidade, tem estimulado órgãos públicos e grupos a realizar a doação de sangue, a exemplo das forças de segurança (Exército e as Polícias Militar e Civil) e igrejas.

“Todo o processo de coleta de sangue é seguro, às pessoas podem vir doar com toda tranquilidade. Cumprimos rigorosamente as recomendações de distanciamento social, com as cadeiras nas salas de coleta e recepção e também em relação a higienização dos nossos prédios”, pontuou Etevaldo Castro.

NÚMEROS PARA AGENDAMENTO

São Luís (98) 9162-3334 (somente WhatsApp)
Santa Inês 
(98) 99169-8710 (WhatsApp e ligação)
Pedreiras 
(99) 98152-2444 (somente ligação)
Caxias 
(99) 99164-0230 (somente ligação)
Codó 
(99) 98144-0081 (WhatsApp e ligação)
Pinheiro 
(98) 98526-8926 (WhatsApp e ligação)
Imperatriz 
(99) 9178-2541 (WhatsApp)
Balsas 
(99) 3541-5666 (ligação)