14 de fevereiro de 2020

Hemomar terá horário diferenciado no feriado de Carnaval

Os dias dedicados à folia momesca costumam afastar os doadores de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). Para continuar mantendo as unidades de saúde abastecidas e atender a alta demanda do período de Carnaval, que este ano acontece de 21 a 26, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) terá horários diferenciados durante o feriado para realizar a coleta sanguínea.

A queda nos estoques, este ano, foi evidenciada desde o início do mês, o que fez com que o Governo do Estado antecipasse a campanha de chamamento de doadores para o Carnaval. O número de bolsas está bem abaixo da quantidade mínima que seria necessária para atender a demanda. O tema da campanha é “Doar é amar. Nesse Carnaval, antes da diversão, vem a boa ação. Doe sangue!”.

Segundo a assistente social do Hemomar, Ana Penha, a situação é bem crítica e há necessidade urgente da captação de mais doadores. “Só para se ter uma ideia da dificuldade, abrimos a semana com apenas duas bolsas de sangue do tipo O+, quando o estoque mínimo para três dias, para uma margem de segurança, seria de pelo menos 138 bolsas”, informou.

Durante o Carnaval, haverá programação especial por conta da festividade. O Hemomar vai abrir as portas para coleta de sangue no sábado (22) e segunda-feira (24) de Carnaval, das 7h ao meio-dia. No domingo (23) e na terça-feira (25), o local estará fechado ao público. Na Quarta-Feira de Cinzas (26), a coleta de sangue será retomada das 13h às 18h.

Quem decidir pela doação no período precisa estar atendo a algumas orientações, principalmente em relação ao consumo de bebidas alcoólicas. A ingestão de álcool na dose máxima de 40g impede a doação por um prazo de 12 horas. Consumo em dose superior impedirá a doação por 24h. Também é preciso ter dormido pelo menos 6h na noite anterior à doação.

“É um esforço que vale a pena diante de um cenário de necessidade de aumentarmos o estoque de bolsas de sangue. Atendemos unidades hospitalares em todo o estado. São pacientes que necessitam de sangue e precisamos fazer a nossa parte. Estamos sempre à disposição nesta luta para ajudar a salvar vidas, porque sangue é vida. Conclamo toda a sociedade para fazer parte desta luta em prol da vida”, ressaltou Ana Penha.

A diretora clínica da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Vânia Martins, explica que os baixos estoques têm impacto direto na assistência prestada pelas unidades de saúde. “O período carnavalesco é crítico para os estoques. Também é quando aumenta a demanda, principalmente por causa dos acidentes com automóveis. Sem sangue, as unidades precisam cancelar cirurgias ou priorizar os casos mais graves. Vamos continuar mobilizando para que a população atenda ao chamado para doar sangue e salvar vidas”, comentou.

Em 2019, a Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA) divulgou que foram registrados 19 acidentes, com 17 feridos e cinco mortos, em rodovias federais. O número não contabiliza os registros urbanos.

Para doar sangue é necessário:
– Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
– Pesar no mínimo 50 kg;
– Não ter ingerido bebida alcoólica. A dose máxima de 40g impede a doação por um prazo de 12 horas. Consumo em dose superior impedirá a doação por 24h;
– Estar alimentado. Não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
– Ter dormido pelo menos 6 horas nas 24 horas que antecedem a doação;
– Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;
– O intervalo mínimo entre uma doação de sangue é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Eduardo Ericeira