3 de dezembro de 2021

Hemomar registra mais de mil doações durante Semana do Doador Voluntário

Durante a Semana do Doador de Sangue Voluntário no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) foram realizadas 1.089 doações. A ação foi organizada pelo Governo do Estado para elevar o estoque de bolsas na unidade e atraiu a atenção de pessoas interessadas em doar. Neste ano, houve um aumento de mais de 7% no número de doadores em comparação à mesma semana no ano passado. 

“Estamos satisfeitos com o aumento de doações; agradecemos todas as pessoas que tiraram um tempo para vir doar nesta semana tão importante para todos nós. Precisamos manter esse bom fluxo de doadores durante todo o ano para elevarmos e mantermos nossos estoques de todos os tipos de sangue em um bom nível”, ressaltou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão. 

O Hemomar, que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h. 

Para doar, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação, entre outros critérios avaliados durante a triagem para a doação. Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Eduardo Ericeira

POSTAGENS

RECENTES


Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]

Lacen comemora 103 anos de fundação com ação para colaboradores

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) completou na última sexta-feira, 20, 103 anos de fundação e para [...]

Equipe da rede estadual de saúde emociona paciente com ida à praia para rever o mar

Fotos: Laécio Fontenele “Só de estar aqui com vocês, com toda a equipe que me auxilia, que cuida da minha [...]