3 de dezembro de 2021

Hemomar registra mais de mil doações durante Semana do Doador Voluntário

Durante a Semana do Doador de Sangue Voluntário no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) foram realizadas 1.089 doações. A ação foi organizada pelo Governo do Estado para elevar o estoque de bolsas na unidade e atraiu a atenção de pessoas interessadas em doar. Neste ano, houve um aumento de mais de 7% no número de doadores em comparação à mesma semana no ano passado. 

“Estamos satisfeitos com o aumento de doações; agradecemos todas as pessoas que tiraram um tempo para vir doar nesta semana tão importante para todos nós. Precisamos manter esse bom fluxo de doadores durante todo o ano para elevarmos e mantermos nossos estoques de todos os tipos de sangue em um bom nível”, ressaltou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão. 

O Hemomar, que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h. 

Para doar, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação, entre outros critérios avaliados durante a triagem para a doação. Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Eduardo Ericeira