4 de junho de 2020

Hemomar reforça estoque de bolsas de sangue em ação com Grupo Mateus

Fotos: Ruy Barros

Diego de Jesus trabalha como assistente administrativo no Grupo Mateus e, nesta quinta-feira (4), decidiu doar sangue pela primeira vez, em uma ação de coleta externa realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar), em São Luís, na sede administrativa do grupo, que funciona na Cohama.

“Não havia doado realmente por medo, ficava nervoso com a agulha, mas superei meu medo e consegui doar. Estou muito feliz porque sei que este sangue doado vai ajudar a salvar muitas vidas. Vou com certeza continuar doando”, disse o assistente administrativo.

Neste ano, as ações de coleta externa têm uma importância ainda maior, por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus, pois muitos doadores deixaram de ir à sede do Hemomar.

“Outras parcerias já estão bem encaminhadas. Agradecemos muito os nossos parceiros, pois sabemos da colaboração que estas campanhas dão no salvamento de vidas. A coleta externa acontece durante todo o ano e não pode parar mesmo em meio a pandemia, pelo contrário, devemos nos fortalecer nesta luta para ajudar nossos semelhantes que precisam de sangue. A demanda é constante e o trabalho sempre é com o objetivo de renovar o nosso estoque de bolsas de sangue”, ressaltou a coordenadora da coleta externa do Hemomar, Valma Costa.

A ação do Hemomar em parceria com o Grupo Mateus teve a inscrição de 140 pessoas, que se cadastraram para doação e passaram por uma triagem prévia, no qual foi feito o agendamento de horários, para evitar aglomeração. Até o início da tarde, mais de 60 bolsas de sangue foram coletadas. Foi a segunda vez que a ação foi realizada no local.

“A gente divulgou nossa ação por meio de mídias, também no trabalho de boca a boca, fazendo o convite aos nossos colaboradores por essa causa tão nobre, ainda nas redes sociais e comunicação interna. Todos os supermercados, setores administrativos, indústrias, tiveram acesso às informações e foram convidados”, explicou Thalita Araújo, analista de RH do setor de Responsabilidade Social do Grupo Mateus. “Estamos conseguindo desmistificar o sentimento de não poder doar. Trazer para os funcionários essa ideia de doar, da importância deste gesto e que é um trabalho muito sério e necessário. Não há porque ter medo, pelo contrário é uma causa muito justa e que devemos nos unir em prol de salvar vidas”, completou.

A promotora de vendas Ingrid Cristina também participou da campanha, doando sangue pela primeira vez. “Uma oportunidade única, porque ajuda a salvar vidas. Em qualquer momento é super importante, ainda mais neste período agora de pandemia que a gente tem informações de que diminuiu o estoque de bolsas de sangue. Tenho certeza que fiz o certo e este gesto vai ajudar a salvar vidas”, relatou Ingrid Cristina.

Este ano, em duas ações realizadas em parceria com a Igreja Universal foram coletadas 194 bolsas de sangue. Em maio, foram mais 14 bolsas coletadas em ação na Procuradoria de Justiça.

COLETAS EXTERNAS EM JUNHO

09 e 10/06 – Igreja Universal, no Canto da Fabril, das 7h às 19h
13/06 – Igreja Batista Novo Alvorecer, no São Bernardo, das 7h às 19h
27/06 – Igreja Maanaim, na Cidade Operária, das 7h às 19h

Eduardo Ericeira