18 de março de 2023

Hemomar realiza coleta externa em São Luís e reforça estoques de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), realizou, na quinta-feira (16), uma ação de coleta externa para captação de doação de sangue, com o intuito de abastecer os estoques da hemorrede maranhense. A ação também foi realizada nesta sexta-feira (17) no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau.

A ação na sede do Tribuna de Justiça do Maranhão (TJMA), localizada no Centro de São Luís, contou com a utilização da unidade móvel do hemocentro. Segundo a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, a ação vem fortalecer a parceria entre as instituições e fomentar a cultura de doação. “Além de repor nossos estoques, ações em parceria com grandes instituições, como o TJMA, fomentam uma cultura de doação frequente, fundamental para que possamos atender à demanda de toda a rede pública do estado”, ressaltou.

Realizada anualmente, a ação ocorre em um momento de estabilização dos estoques, após um período de diminuição no volume de doadores e aumento do consumo no início do ano. Segundo a coordenadora da captação externa do Hemomar, Valma Costa, a expectativa é alcançar 200 bolsas nos dois dias de coleta. A coleta externa promovida em parceria com o judiciário continuou nesta sexta-feira (17). Dessa vez no Fórum Desembargador Sarney Costa, no Calhau.

A coordenadora de Serviços Médico, Odontológico e Psicossocial do TJMA, Mariany Oliveira, explica que a ação em dois dias busca facilitar o acesso do público do tribunal, além de toda a sociedade civil. “Pensamos em mais de um dia de coleta, com locais distintos, para alcançar um público mais abrangente, convidando magistrados, servidores, colaboradores e toda a sociedade civil a contribuir com a causa da doação de sangue”, disse.

Amanda Duarte, técnica-judiciária do TJMA, foi uma das primeiras a realizar sua doação. Ela explica que milita na causa da doação de sangue há mais de 10 anos, entendendo a grande importância da doação na vida das pessoas. “Meu filho já precisou de doação, então sei na pele o quanto este ato pode acalentar uma família em momento de angústia. Apesar do medo de agulha, me esforço em doar e motivar amigos e colegas neste ato de amor”, explicou.

Sobre o Hemomar

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) é uma unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). É responsável por toda a captação, gestão e distribuição de hemocomponentes a toda a rede pública do Estado, além de ser a unidade de referência na rede pública estadual no atendimento a pacientes de doenças hematológicas de caráter não oncológico.

Além das coletas externas e do hemocentro coordenador, localizado no bairro da Jordoa, possui sete hemonúcleos com postos de coleta nas cidades de Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês. 

Critérios para doação de sangue

– Estar bem de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal e maiores de 60 anos precisam ter realizado a primeira doação antes dos 60);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira