24 de outubro de 2022

Hemomar realiza Campanha “Vem Doar” no fim de semana

Por Samir Aranha

Após a realização da campanha “Vem doar – 2022”, promovida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), em parceria com a Igreja Assembleia de Deus em São Luís (IADESL), nos dias 21 e 22 de outubro, o estoque da hemorrede maranhense alcançou novamente níveis adequados para os tipos sanguíneos A+, AB+ e B-, classificação que não era alcançada no hemonúcleo há cerca de 3 meses. 

A ação, em sua 17ª edição, arrecadou um total de 450 bolsas por meio de coleta na sede do Hemomar e em duas ações externas realizadas nos bairros do Planalto Aurora e Anjo da Guarda. 

Várias pessoas se deslocaram ao Hemomar no sábado a tarde

Segundo a coordenadora de captação do Hemomar, Frassinete Araújo, o resultado se mostrou satisfatório, ao trazer alívio à demanda. “Saímos de estoque crítico em todos tipos sanguíneos para adequado, o que nos permite atender a um volume maior de pedidos pelos hospitais públicos”, disse. 

No entanto, a necessidade de captação constante de doadores permanece. A diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, destaca que após a pandemia do Covid-19, os estoques tiveram dificuldade para alcançar níveis seguros constantemente.

“A retomada das cirurgias eletivas e o aumento da demanda de sangue por emergências médicas torna nosso desafio diário. Precisamos cada vez mais da solidariedade dos doadores para reabastecer nossos estoques”, contou. 

DOAÇÃO

O pastor Estevão Campos, que coordena a ação na igreja, destacou a importância da doação de sangue. “Temos o Hemomar como grande parceiro por sabermos da importância da manutenção dos estoques de sangue e como isso impacta na saúde dos pacientes. Nossa meta é superar as 300 bolsas doadas”, destacou. 

A professora Cláudia Borges, 43 anos, participa da ação há 3 anos, contribuindo na captação de doadores. “Sou doadora ativa há mais de 10 anos. Na campanha busco contribuir trazendo novas pessoas para a doação. Penso como se estivesse ajudando uma pessoa da minha família. É gratificante poder atender esse chamado e saber que estamos salvando vidas”, disse. 

Já para Eduardo Lima Teles, 39 anos, a experiência de doação foi uma grande novidade. “É a primeira vez que eu faço uma doação. Fico feliz por estar com saúde e poder ajudar a dar saúde para aqueles que precisam. É um serviço humanitário que lida com o maior tesouro que nós temos, que é a vida”, pontuou. 

Eduardo doou sangue pela primeira vez

SEJA UM DOADOR

A doação de sangue ao Hemomar é realizada em sua sede, localizada na rua 5 de janeiro, no bairro da Jordoa. O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.  

Para doar, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação, entre outros critérios avaliados durante a triagem para a doação. Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Fotos: Adeta Holanda

Daucyana Castro