22 de junho de 2022

Hemomar promove palestra de conscientização sobre doação de sangue no Hospital Dr. Genésio Rêgo

Dando continuidade às ações alusivas ao Junho Vermelho e buscando superar a atual baixa nos estoques de sangue, o Núcleo de Captação de Doadores do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) promoveu uma palestra de conscientização sobre a importância da doação de sangue para manutenção do fluxo de atendimentos da rede pública de saúde. A atividade aconteceu nesta terça-feira (21), em parceria com o setor de Serviço Social do Hospital Dr. Genésio Rêgo.

Realizada no salão de recepção da unidade, localizada no bairro da Vila Palmeira, a palestra foi dirigida a colaboradores e pacientes do hospital, como um alerta para a necessidade de realizar frequentemente a doação de sangue como forma de salvar vidas. 

A coordenadora de captação do Hemomar, Frassinete Araújo, conclamou os presentes para vivenciar a doação de sangue como uma rotina de cidadania. “A doação de sangue precisa ser encarada como um ato de exercício cidadão. Não há substitutos para o sangue e, sem este, todos os atendimentos do sistema de saúde podem parar. Não é possível realizar cirurgias, atender pacientes de doenças crônicas ou mesmo socorrer pacientes emergenciais sem que a população torne a doação de sangue uma prática recorrente”, destacou.

A coordenadora do serviço social do Hospital Dr. Genésio Rêgo, Anselma Viégas, destacou a relevância das ações de conscientização. “É necessário informar a população atendida pelas instituições de saúde sobre a importância de doar sangue, até para que nosso trabalho possa ser melhor desenvolvido. Com a baixa dos estoques, é necessário darmos as mãos e buscarmos ajudar a disseminar a prática de doação de sangue como uma constante na vida das pessoas”, disse. 

A auxiliar de serviços gerais Cristiana Fernandes, paciente que aguardava atendimento, comentou sobre a ação. “Sou doadora há mais de cinco anos. Comecei quando minha tia precisou de doações para uma cirurgia. É um momento de alegria toda vez que vou doar e sei que estou ajudando a salvar outros irmãos”, disse. 

O Hemomar mantém constantemente uma rotina de ações para manutenção e aumento do fluxo de captações no intuito de garantir a ampla oferta de hemocomponentes às unidades de saúde no Maranhão. Apesar disso, os estoques da instituição operam com níveis críticos para todos os tipos sanguíneos há duas semanas. 

Segundo a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão, o grande desafio é tornar o ato de doação um hábito frequente. “Nossa grande meta é fidelizar os doadores voluntários, bem como sempre trazer novos doadores à nossa rede. Com o retorno dos procedimentos eletivos represados durante a pandemia do Covid-19, se faz cada vez mais necessário que as pessoas tenham consciência da importância da doação e efetivamente venham a uma de nossas unidades”, disse. 

Critérios para a doação 

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e apresentar documento de identificação oficial, original e com foto. Os candidatos à doação passam por uma triagem para avaliação de outros critérios. 

As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h, na sede da instituição. Informações e agendamentos pelo WhatsApp: (98) 99232-8496.

Daucyana Castro