12 de maio de 2023

Hemomar faz coleta externa de sangue na UPA Paço do Lumiar

Quase 60 doações de sangue foram coletadas pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), nesta quinta-feira (11), na Unidade de Pronto Atendimento de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís. 

As coletas externas têm sido importantes para amenizar o problema de baixa no estoque de bolsas de sangue no Hemomar, em São Luís.  “Temos uma demanda sempre grande e precisamos de bolsas de sangue suficientes para atender os hospitais. Ações externas são necessárias para somar os esforços que já existem internamente no Hemomar para atrair cada vez mais pessoas para doar e ajudar a quem necessita de sangue”, pontuou a supervisora de enfermagem na coleta externa do Hemomar, Diane Cantanhede Santos Campos. 

A técnica em enfermagem Francisca Torres aproveitou a oportunidade e doou sangue. “A importância deste ato em primeiro lugar é salvar vidas, é o que sempre falo, sempre que posso estou doando. Estou aqui para ajudar mais vidas a serem salvas”, ressaltou. 


Além dos profissionais de saúde, pessoas da comunidade atenderam ao chamado e compareceram à unidade móvel do Hemomar para participar de grande corrente de solidariedade. A ação contabilizou 54 doações de sangue.  
“Sempre tive vontade de doar, só que ainda não havia surgido a oportunidade, o momento então chegou. Compreendo a importância de doar porque pessoas necessitam e se podemos ajudar então porquê não?”, questionou a dona de casa, Eliete Silva.

O metalúrigico, Elbio Silva Almeida, disse que já realizou doação de sangue, mas sempre por indicação, para ajudar alguém, de forma espontânea é a primeira vez. “Acredito que com esse gesto estou contribuindo com o próximo, a restabelecer a saúde de alguém, porque sangue é vida. As pessoas precisam deixar o medo, o receio de lado e participar das campanhas de doação de sangue, que são fundamentais para a união de todos, doar é vida”, frisou Alan Viana Oliveira também ajudou a salvar vidas com a doação de sangue. “Comecei doando uma vez por ano, teve um tempo também que doava para obter certificado para fazer concurso público, só que a partir deste ano comecei a fazer a doação a cada dois ou três meses, e pretendo, a partir de agora, me manter doando de forma periódica”, disse. 

A campanha também teve o intuito de sensibilizar a população sobre esse importante ato, o de doar sangue. “Organizamos essa campanha para doação voluntária de sangue. Conscientizar o povo luminense e todos aqueles que nos procuraram também, sobre a necessidade e importância de estar doando sangue regularmente. Acredito que fizemos a nossa parte” reforçou a diretora geral da UPA de Paço do Lumiar, Girlene Diniz.

Daucyana Castro