Hemomar atende em horário especial esta semana

e54f9d73-bf90-4a2a-b8ba-8c77a042d99f

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) permanece funcionando mesmo no período das festas de fim de ano. Nesta semana, apenas no primeiro dia do ano as coletas no hemocentro de São Luís estarão suspensas.

Na programa da semana, nesta quarta-feira (30), o horário de atendimento ao público é normal das 7h30 às 18h. Na quinta (31), véspera de Ano Novo, o Hemomar vai funcionar até o meio-dia. Já na sexta-feira (1º), não haverá expediente. O Hemomar reabre às portas para os doadores de sangue no sábado (2), quando a coleta estará disponível até o meio-dia.

“É fundamental que no meio da festas, ainda com restrições por conta da pandemia, as pessoas lembrem que há várias outras precisando de sangue, em leitos de hospitais ou que ainda vão precisar. É importante que as pessoas aptas a doar façam sua parte, tirem um tempo precioso da sua vida para um gesto tão humano que é de doar sangue e ajudar a salvar vidas”, reforçou a diretora geral do Hemomar, Clicia Galvão.

Para doar é preciso ter idade entre 16 e 69 anos (se menor de 18 anos precisa estar acompanhado de um responsável); pesar mais de 50 kg; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas e estar em boas condições de saúde. Vale lembrar que quem teve a covid-19 pode doar sangue após 30 dias do desaparecimento dos sintomas.