2 de outubro de 2020

HCI realiza palestra com equipe sobre comunicação e relações interpessoais

O Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) segue investindo no aperfeiçoamento das equipes. Nesta sexta-feira (02), o foco foi a comunicação, com a palestra “Comunicação e Relações Interpessoais”, proferida pela consultora em comunicação e coach Bianka Marques Brito Reis.

“Toda empresa que busca ser referência no que faz preocupa-se com o desenvolvimento de sua equipe na área de Comunicação e Relações Interpessoais. O HCI, entendendo que o serviço em saúde tem características próprias e delicadas devido ao público que atende, percebeu que é fundamental cuidar dos seus colaboradores e fortalecer o clima organizacional de cooperação, engajamento e empatia. É sobre isso que discutimos nesse treinamento prático”, explicou Bianka Marques.

Devido o funcionamento da unidade e evitando aglomerações, participaram da palestra cerca de 30 profissionais. Pelo cronograma, outras equipes receberão o treinamento em breve na unidade, que é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“Sabemos que somos uma instituição que sempre lida diretamente com o usuário e colaboradores e precisamos ter sempre uma educação continuada”, reforçou o diretor administrativo do HCI Luís Henrique Malfitano.

Jogos

Uma das estratégias adotadas no treinamento foi o uso de jogos educativos. O “Montando o quê?”, usava peças de Lego para vivenciar a importância da comunicação empática e o alcance de resultados. Já o “Jogo do XY” usava cartas para vivenciar o gerenciamento de conflitos, trabalho em grupo e postura de liderança.

Os dois jogos tiveram o intuito de tornar o ambiente mais leve, levando à reflexão sobre comportamentos do dia a dia, que são considerados comuns e que influenciam no relacionamento entre os colaboradores.

Além dos jogos práticos, houve um desafio para discutir a valorização do outro no que diz respeito a relação interpessoal, como forma de demonstrar que o trabalho em equipe só funciona se antes existir uma boa comunicação e entendimento entre as partes, emissor e receptor, para que haja um planejamento adequado dentro do ambiente organizacional.

“Toda empresa que busca ser referência no que faz preocupa-se com o desenvolvimento de sua equipe. Nós do HCI, sabemos que cuidar dos nossos pacientes é importante, mas é fundamental cuidar dos nossos colaboradores, é uma consequência na qualificação do atendimento, por isso a importância da palestra. Queremos fortalecer o clima organizacional de cooperação, engajamento e empatia dos nossos profissionais”, concluiu Luís Malfitano.

Eduardo Ericeira