17 de novembro de 2021

HCI promove I Workshop Multiprofissional

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

O Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), por meio do setor de Coordenação Multiprofissional promoveu nesta quarta-feira, 10, o I Workshop Multiprofissional, com o tema “Integração e atuação multidisciplinar no ambiente hospitalar. O objetivo foi oportunizar mais segurança nas condutas e mostrar a atuação das áreas de Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia e Odontologia.

“Esse projeto tem o intuito de mostrar a força que a equipe multiprofissional tem num hospital, que é formada pela fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia e odontologia. É importante mostrar a interação e atuação dessas equipes, que são áreas extremamente importantes para o manejo dos pacientes internados”, explicou a coordenadora multiprofissional do HCI, Flávia Câmara.

Setor de Coordenação Multiprofissional organizou evento

A atividade teve como público alvo profissionais da área, acadêmicos e residentes do hospital. O workshop foi dividido em stands, onde os visitantes puderam receber explicações sobre as condutas e a importância de cada setor no tratamento do paciente.

“Essa integração multiprofissional oferece um melhor serviço à população. O paciente tem acesso a um serviço mais robusto e completo além de uma equipe mais embasada com teoria e prática”, completou o diretor clínico do HCI, Marcus Grangeiro.

Para a nutricionista do hospital, Carla Carine Neves, a nutrição contribui diretamente no estado de saúde do paciente. “Se ele não se alimenta ele não melhora. A alimentação é como uma medicação na verdade. A gente está ali diariamente vendo como está a aceitação desse paciente, se ele tem condições de se alimentar, pra restabelecer o estado nutricional dele ou manter. E existem outras vias de alimentação além da oral e qual a necessidade dele”, explicou.

Atividade teve como público alvo profissionais da área, acadêmicos e residentes do hospital

Já a Odontologia teria, por exemplo, o papel de diminuir foco de infecções orais. Principalmente num paciente hospitalizado, tá intubado, a gente tem como fazer alguns procedimentos. A gente faz a prevenção da PAV, que á pneumonia associada a ventilação mecânica, conseguimos fazer exodontia ( remoção cirúrgica de um dente) a beira leito, raspagens. Tudo isso para eliminar qualquer tipo de foco de infecção nesse paciente. Com isso o paciente tem melhor recuperação e diminuição de risco de infecções secundárias”, detalhou o cirurgião dentista, Thiago Quirino.

Eyshila dos Santos Medeiros, estudante do 4º período do curso de Psicologia de uma faculdade particular foi uma das visitantes. Ela relatou a sede de conhecimento em optar por participar do workshop. “Nós, acadêmicos de Psicologia, ainda estamos na indecisão de onde atuar e nós queremos conhecer mais sobre a psicologia hospitalar. Sabemos que é um ambiente bem diferente. Psicologia não é só clinica, ela está em todos os ambientes, principalmente no hospital para ajudar todas as pessoas que precisam. Isso me motivou a conhecer mais sobre a psicologia hospitalar”.

Estudante de Psicologia participou do Workshop

Participaram do workshop a assessora técnica do Departamento Multidisciplinar da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Josane Melo; o diretor administrativo do HCI, Luís Henrique Malfitano; e o fisioterapeuta especialidade do setor de Qualidade da EMSERH, Hugo José Moraes Campos.

O Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) que compõe a rede de Estado da Saúde é referência no tratamento da Covid-19 no Maranhão e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Daucyana Castro