13 de junho de 2022

Governo vistoria obras e inaugura serviços no Hospital Regional de Timon

O Governo do Estado reforça as ações em parceria com as prefeituras maranhenses e prossegue as inaugurações e anúncios de benfeitorias por todo o Maranhão. A agenda desta segunda-feira (13) contemplou o município de Timon com vistoria das obras e inauguração de serviços no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco. A solenidade foi na sede da unidade hospitalar, na Avenida Luís Firmino de Sousa. O governador em exercício, Paulo Velten, conduziu a agenda e, na oportunidade, visitou ainda o Fórum da Comarca da cidade.

Durante a vistoria técnica no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, a comitiva do Governo conheceu a nova sala de pré-parto que conta com sete leitos, berço aquecido e equipamentos próprios para a realização do parto humanizado. Em seguida, foi realizada visita na obra de ampliação da unidade hospitalar, que terá leitos de enfermaria, urgência obstétrica e ambulatórios.

Na ocasião, foi anunciada a abertura do serviço de ortopedia no hospital. Com o serviço, será ofertada consulta ambulatorial para procedimentos de cirurgias eletivas, com capacidade para realizar 80 procedimentos e 240 consultas por mês.  Os pacientes já estão regulados nas consultas e cirurgias pela Regional de Saúde do município.

Ainda na agenda, houve assinatura de Termo de Autorização para a Secretaria de Estado da Saúde (SES) dar início aos serviços de oncologia na unidade hospitalar. Os atendimentos vão beneficiar pacientes das 27 cidades que compõem a região leste do Maranhão e começam a ser realizados a partir do dia 1º de julho. O serviço tem parceria com a Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida – Hospital São Marcos.

“Uma agenda técnica ligada à gestão estadual que nos mostrou obras importantes chegando ao município de Timon. A ampliação do atendimento do serviço de ortopedia, a parceria para a oncologia, a sala de parto humanizado, fiquei bastante impressionado com essas ações, em uma área tão sensível que é a saúde e em pleno funcionamento na cidade. Aproveitamos a oportunidade para uma visita aos nossos colegas da comarca da cidade e vejo da mesma forma, os juízes presentes, realizando seu trabalho. Isso nos renova, ver que o serviços públicos, sejam no executivo ou no judiciário, estão funcionando bem na cidade de Timon”, pontuou o governador em exercício, Paulo Velten.

O secretário chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, ressaltou a importância dos vários serviços na unidade hospitalar. “Esse conjunto de ações e ampliação dos serviços nesta unidade hospitalar vai facilitar, com certeza, o atendimento às pessoas que precisam, tanto da cidade, quanto do entorno. Timon é uma das importantes cidades maranhenses e não poderia ficar de fora deste trabalho que o governador Carlos Brandão tem feito em todo o estado. Brevemente, será inaugurada a reforma completa do hospital e lançado um conjunto de obras que inclui também pavimentação asfáltica na cidade”, pontuou.

“É importante ressaltarmos a continuidade dos serviços de saúde, principalmente com avanços, uma preocupação do nosso governador Carlos Brandão para que estes atendimentos possam chegar aos maranhenses. Reforçarmos a ampliação desta rede em toda região, a exemplo de Caxias, que também receberá uma unidade de traumatologia. Com estes serviços, a população poderá ser atendida em sua própria região”, avaliou o secretário de Estado da Saúde (SES), Tiago Fernandes

O Hospital Regional de Timon é referência na urgência obstétrica e neonatal e também oferta atendimento em cirurgia geral, pediátrica, vascular, urológica e ginecológica. Em média, a unidade realiza 450 procedimentos cirúrgicos por mês e conta com 71 leitos clínicos e 20 leitos de UTI. Destes, 10 leitos são de UTI adulto e 10 de UTI Neonatal, implantados pelo Governo do Estado.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira