22 de abril de 2022

Governo viabiliza primeira cirurgia neurológica no Hospital de Cuidados Intensivos

Fotos: Laécio Fontenele

Com investimentos do Governo do Estado, o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) realizou, nesta quarta-feira (20), a primeira neurocirurgia na unidade. A realização do procedimento é mais um ganho para a rede estadual da saúde, que segue ampliando o acesso dos maranhenses a serviços de alta complexidade.     

“O HCI foi um hospital entregue pelo Governo do Estado no início da pandemia, que teve como papel principal salvar vidas e ser referência no tratamento à Covid-19. A unidade cumpriu seu papel e agora inicia uma nova fase, com a implantação do centro cirúrgico. Vamos continuar salvando vidas”, afirmou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcello Duailibe. 

O paciente que passou pela cirurgia é um homem de 34 anos de idade, submetido ao procedimento de artrodese cervical, ato cirúrgico de fixação entre duas ou mais vértebras da coluna cervical. A lesão foi adquirida em um acidente de carro ocorrido na capital São Luís. “Estou muito feliz pelo pouco tempo de espera para o procedimento. Está correndo tudo bem e com muita fé e confiança em Deus que vou me restaurar e ter minha saúde restabelecida”, destacou o paciente.

O neurocirurgião Bráulio Galdino, que realizou o procedimento, explicou que, por causa do trauma raquimedular cervical, o propósito foi fazer uma estabilização da coluna e colocá-la estável. “Isso para que, no futuro, o paciente, após passar essa fase de pós-operatório, possa dar início ao processo de reabilitação, já que foram afetados alguns movimentos devido ao traumatismo na coluna. É mais uma unidade no estado do Maranhão ofertando esses serviços neurológicos para atender a população maranhense que necessita do SUS”, pontuou o neurocirurgião Bráulio Galdino. 

No Hospital de Cuidados Intensivos já são realizadas cirurgias dos tipos geral, vascular, urologia, ortopedia e, agora, na área de neurologia. “Iniciamos a neurocirurgia efetivamente na unidade. É um serviço que vem consolidar ainda mais todo o trabalho realizado pelo HCI ao longo desses dois anos, mostrando a unidade de saúde como um hospital de referência, agora em mais uma especialidade que é a neurocirurgia”, disse Marcus Grangeiro, diretor clínico do HCI.  

Para o diretor administrativo da unidade, com o serviço de neurocirurgia, o hospital ficará mais completo, sem necessidade de transferência de pacientes para realização de procedimentos cirúrgicos. “Recentemente, completamos dois anos de funcionamento. Foram mais de 4.300 vidas salvas neste hospital. Agora, inauguramos nosso tão sonhado centro cirúrgico, um ganho enorme não só para o hospital, mas também para a população, pois não será mais necessário transferir nossos pacientes para fazer um procedimento cirúrgico em outro hospital”, ressaltou Luís Henrique Malfitano, diretor administrativo do HCI. 

O Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) foi referência no tratamento da Covid-19 no Maranhão e foi inaugurado em abril de 2020. A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Daucyana Castro