10 de fevereiro de 2021

Governo segue executando o Mais Cirurgias em regiões com estabilidade de casos da Covid-19

O Governo do Estado segue dando continuidade ao Programa Mais Cirurgias nas regiões onde não há registro de aumento dos casos da Covid-19. Em Timbiras, o Hospital Regional da cidade realizou, em janeiro, mais de 70 procedimentos, entre cirurgia geral pediátrica, plástica reparadora e vascular. 

“Assim como no ano passado, quando realizamos 1.610 procedimentos eletivos além de 686 partos, estamos dando continuidade aos procedimentos cirúrgicos, eletivos e de urgência, pelo Programa Mais Cirurgias, beneficiando a população de Timbiras e região”, afirma o diretor administrativo do Hospital Regional de Timbiras, Antônio de Pádua Costa Braúna. 

Entre milhares de famílias beneficiadas com os procedimentos realizados na unidade está a da dona de casa Mariana Sousa, mãe da Cailane Vitória Sousa Martins, de 1 ano. Na última semana, a criança passou por um procedimento cirúrgico pediátrico no couro cabeludo. “Achei o atendimento ótimo, gostei muito. A operação da minha filha foi muito rápida e graças a Deus bem sucedida”, comemora a mãe Marina Sousa. 

O Hospital Regional de Timbiras é umas das unidades da rede estadual de saúde referência em assistência de alta complexidade e serve à população de toda a Regional de Saúde de Codó, que inclui os municípios de Timbiras, Codó, Coroatá, Peritoró, São Mateus e Alto Alegre do Maranhão. 

Continuidade

Com o aumento dos casos de Covid-19, em regiões como São Luís, Imperatriz, Balsas, Santa Inês e Pinheiro, as cirurgias não emergenciais precisaram ser reduzidas nas unidades regionais nesses municípios, mas o programa segue sendo executado nos demais hospitais regionais da rede.  

O Programa Mais Cirurgias segue sendo executado em unidades de saúde como Hospital Regional de Chapadinha; Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon; Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias; Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá; além do Hospital Regional de Timbiras.

Resultados

Entre os resultados positivos do Programa Mais Cirurgias está a redução no tempo de espera da população por cirurgias eletivas na rede estadual. Só nos hospitais regionais de Chapadinha e Santa Luzia do Paruá, por exemplo, 2.366 procedimentos foram realizados com o programa até o primeiro mês de 2021.  

No Hospital Regional de Chapadinha, foram 1.693 procedimentos, entre Cirurgia Geral, Urológica, Vascular, Ortopédica, de Mastologia, Catarata e Pterígio. Já o Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, que foi entregue no mês de junho do ano passado e atende pacientes da Região do Alto Turi e Gurupi do Maranhão, realizou 673 procedimentos entre Catarata e Pterígio.

FONTE: SES/MA

Eduardo Ericeira