21 de fevereiro de 2022

Governo reúne gestores de unidades de saúde para avaliação e planejamento de ações

Fotos: Ilano Lima / Ana Sheyla Fernandes

Diretores e gestores de unidades estaduais de saúde participaram, nesta sexta-feira (18), do I Encontro de Gestores da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), empresa estatal responsável pela administração de cerca de 80% das unidades da Secretaria de Estado da Saúde. O encontro foi realizado com o objetivo de planejar e compartilhar experiências em prol de uma assistência em saúde com qualidade e eficiência. 

A programação do encontro contou com a palestra magna “Desafios e Perspectivas da Saúde Pública no Brasil na próxima década”, proferida pelo secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. “Fizemos um trabalho exitoso de construção dessa rede, a maior rede de saúde da história do estado. Um dos grandes ganhos para a saúde do Maranhão é ter muita gente engajada e disposta fazendo política de saúde. É importante permanecer construindo políticas públicas em saúde em todos os governos. É fundamental que possamos levar direitos para as pessoas, saúde para as pessoas que precisam de saúde”, ressaltou Carlos Lula. 

Secretário Carlos Lula proferiu palestra de abertura

O presidente da EMSERH, Marcos Grande, enfatizou o objetivo do encontro. “Temos três premissas básicas fundamentais. Primeiro, não podemos abrir mão de levar todos os dias serviços resolutivos de qualidade para a população maranhense. Segundo, temos que continuar valorizando os nossos trabalhadores, desenvolvendo instrumentos para proteger a nossa classe trabalhadora. E outro ponto importante é definir como nós iremos melhorar a aplicação dos recursos escassos do povo maranhense”, disse. 

A mesa de abertura contou ainda com a participação do diretor de Planejamento e Governança da Emserh, Raul Fagner; do secretário adjunto de atenção em saúde da SES, Carlos Vinícius Ribeiro; e da diretora executiva do Instituto Acqua, Paula Assis. Foram entregues placas às autoridades como forma de reconhecimento pelos trabalhos prestados na área da saúde à população maranhense. 

Autoridades receberam homenagens pelos serviços prestados em prol da saúde no Maranhão

O encontro reuniu cerca de 150 gestores de unidades de saúde da capital e interior do estado. “Um evento desse é significativo para todos nós gestores, porque nos aproximamos da equipe de gestão e também da empresa, o que proporciona um serviço de qualidade a quem está na ponta, a população maranhense”, disse o diretor administrativo da UPA de São João dos Patos, Pedro Neto.

“Todas as unidades andando em conjunto, a gestão das unidades fluindo junto, falando a mesma língua, conduzindo o mesmo protocolo de atendimento, de prestação de serviços, tudo isso traz melhorias, porque a gente acaba tendo o mesmo objetivo, a mesma finalidade que é prestar uma assistência de qualidade à população. Então só quem ganha é o usuário do SUS”, reforçou a diretora da UPA e Policlínica Vinhais, Carol Hortegal. 

Participaram do encontro gestores de unidades de saúde da capital e do interior

Primeira empresa pública de serviço hospitalar do Brasil em nível estadual, a EMSERH gerencia 80% das unidades de saúde na capital e no interior do estado. No total, são 98 unidades e serviços e 5.021 funcionários na sede e nas unidades, trabalhando em prol da saúde no Maranhão. A tarde, a programação teve prosseguimento com a palestra “Planejamento e controle como estratégias de gestão”, com Jaqueline Pimentel, administradora, doutoranda em empreendedorismo, CEO do Instituto Nacional de Educação e Desenvolvimento (INAED) e Lead assessor do organismo certificador alemão (BRTUV). 

Palestrante Jaqueline Pimentel abordou estratégias de gestão

Ainda durante o encontro houve a apresentação de experiências exitosas de algumas unidades de saúde, como o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), o Centro de Hematologia e Hemoterapia, o Hospital Aquiles Lisboa, o Shopping da Criança, a Policlínica Açailândia, a UPA São João dos Patos e o Hospital Macrorregional de Caxias.

Daucyana Castro

POSTAGENS

RECENTES


EMSERH realiza 1º Encontro de Coordenadores de enfermagem

Fotos: Laécio Fontenele Durante toda esta sexta-feira (27), supervisores e coordenadores de enfermagem das unidades de saúde administradas pela Empresa [...]

Governo realiza ações do Saúde na Praça no município de Açailândia neste sábado (28)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares [...]

Governo leva Saúde na Praça à população da Região de Itapecuru-Mirim

Fotos: Ilano Lima O Governo do Estado levou, nesta quarta-feira (25), as ações do Programa Saúde na Praça ao município [...]