27 de março de 2023

Governo retoma cirurgias oftalmológicas na Região Tocantina

Por: Emmanuel Lopes

Fotos: Francildo Falcão

O Governo do Estado retomou as cirurgias eletivas de catarata e pterígio na Região Tocantina. A primeira etapa do mutirão com a triagem oftalmológica foi realizada no sábado (25), na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), em Imperatriz.

O mutirão de cirurgias oftalmológicas é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

O mutirão foi dividido em duas etapas para melhor beneficiar pacientes da cidade de Imperatriz e demais municípios que compõem a Região Tocantina. Mais de 600 pacientes foram avaliados somente na primeira etapa. A triagem abrangeu pacientes de 43 municípios da regional de saúde de Imperatriz. O objetivo é reduzir a demanda da região por esse tipo de serviço e promover melhor qualidade de vida aos cidadãos.

“Fizemos muitas cirurgias no ano passado e o governador Carlos Brandão pediu que abríssemos a temporada de 2023 e iniciássemos por Imperatriz, essa região importante que atende tanto às pessoas aqui da própria cidade e também dos municípios próximos. Fizemos o último mutirão ainda em setembro do ano passado e hoje estamos dando continuidade para que a gente possa zerar a fila de cirurgias e trazer qualidade de vida para a população”, disse o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe. 

A iniciativa beneficiou o aposentado Paulo Gaspar de Souza, 66 anos, morador do Conjunto Brasil Novo, que possui o diagnóstico de catarata há mais de 10 anos. “Tive uma dificuldade muito grande no dia a dia. Primeiro, porque além da catarata, também tenho miopia. O médico sempre me dizia que o problema da miopia não poderia ser solucionado de imediato e nem havia previsão para isso, mas o de catarata sim. Fui muito bem atendido e me sinto muito satisfeito, porque tive o acolhimento das pessoas que estão aqui trabalhando”, disse o aposentado. 

Quem também recebeu atendimento durante a ação foi a dona de casa Goreth Marques, 58 anos, diagnosticada com catarata. Ela reside no bairro Bacuri em Imperatriz. “A importância desse mutirão é que ele beneficia muitas pessoas que não possuem condição financeira, principalmente, aqueles que não podem pagar por uma cirurgia oftalmológica. E um mutirão desses é excelente, é incrível, é indescritível quando ele acontece. Com a ação, vou me livrar dos óculos e poder cuidar melhor da minha saúde”, afirmou a dona de casa. 

A segunda etapa do mutirão está prevista para o próximo dia 12 de abril. Em 2022, foram realizadas 20.909 cirurgias oftalmológicas em todas as regiões do estado, beneficiando milhares de maranhenses que voltaram a enxergar a vida com nitidez.

Daucyana Castro