19 de agosto de 2019

Governo registra mais de 430 mil atendimentos em 3 anos de funcionamento do Hospital Macrorregional de Imperatriz

Hospital Macrorregional de Imperatriz é referência em assistência em saúde para 43 municípios (Foto: Divulgação)

O Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, em Imperatriz, completa três anos de funcionamento nesta segunda-feira (19) com a marca de mais de 430 mil atendimentos e procedimentos realizados. A unidade pertencente à Secretaria de Estado da Saúde (SES) é referência em assistência em saúde para 43 municípios, em especialidades diversas, como clínica geral, reumatologia, ginecologia e oftalmologia.

“O hospital macrorregional tem um papel muito importante para a população das regionais de Imperatriz, Balsas, Barra do Corda e Açailândia, garantindo assistência de qualidade e, principalmente, em especialidades que não existiam em serviços públicos nessa região. Através dele, o Governo cumpre seu papel de cuidar das pessoas”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Desde 19 de agosto de 2016, quando foi entregue, a unidade realizou 433.714 atendimentos e procedimentos, segundo dados fornecidos pela unidade, que considera os atendimentos regulares e aqueles realizados em regime de mutirão. Destes, foram 8.021 internações; 8.676 cirurgias; 35.527 consultas médicas especializadas; 70.847 consultas com profissionais de nível superior na atenção especializada (como psicólogos e nutricionistas); e 5.048 atendimentos em cardiologia.

Um desses pacientes é a dona de casa Juliana Nadla Silva Carvalho, de 24 anos. Ela passou por uma cirurgia de retirada de vesícula no começo de julho e precisou passar três dias na UTI. No total, ela passou uma semana internada. “Desde a hora que entrei até a hora que acordei na UTI, fui bem tratada e tiveram todo cuidado do mundo. Me explicaram com calma o que tinha acontecido, me monitoraram o tempo todo. Depois fui para a enfermaria para observação”, comenta.

A paciente conta que teve uma boa impressão do hospital desde a entrada. “Falei para minha irmã: ‘esse hospital parece diferente’. Parece mais um hospital particular do que um hospital do Governo. Amei a comida e meu acompanhante também. Desejo que o hospital continue assim”, ressalta Juliana Nadla.

Balanço

O Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto possui 116 leitos de internação, 10 deles de UTI – mais de mil pessoas já foram beneficiadas pela UTI. O hospital atende demanda regulada, ou seja, pacientes encaminhados de outras unidades de saúde.

“Temos em nossa região uma casa de saúde totalmente moderna com equipamentos de primeira linha, profissionais de gabarito, atuantes com um perfil humanizado o qual preconizamos e tudo isso é resultado de um trabalho em equipe, que envolve as direções do macrorregional, SES e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, todos alinhados em prol de um mesmo objetivo: ofertar saúde de qualidade”, avalia o diretor clínico do hospital, Wesley Garcia.

Um dos diferenciais da unidade é a assistência oftalmológica, atendendo uma grande demanda por cirurgias de catarata e pterígio. Em três anos, foram 10.076 atendimentos, entre cirurgias e consultas. Além disso, o equipamento da SES somou 295.461 exames, dentre os quais exames endoscópicos – endoscopia, colonoscopia e retossigmoidoscopia -, essenciais para importantes diagnósticos de saúde.

“A cada dia, o hospital tenta melhorar o atendimento, inovar e trazer perspectivas para a população. Estamos implementando serviços que até então não existiam no sul do Maranhão”, avalia o diretor administrativo do hospital, Felype Hanns.

Fonte: SES