11 de janeiro de 2022

Governo registra mais de 1,3 mil atendimentos em ambulatórios de síndromes gripais leves

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

No primeiro dia de funcionamento dos quatro ambulatórios de Síndromes Gripais Leves, disponibilizados pelo Governo do Estado para atendimento da população na Grande Ilha, foram registradas 591 consultas e realizados 767 testes para detecção da Covid-19, dos quais 78,75% foram negativos. Os ambulatórios, que iniciaram atendimento na segunda-feira (10) e encerram nesta sexta-feira (14), têm o objetivo de facilitar a assistência à população com sintomas leves e descentralizar os atendimentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O servidor público Cláudio da Costa Coutinho foi ao IEMA Rio Anil em busca de atendimento. Ele teve contato próximo com uma pessoa que testou positivo para Covid-19. “Considero importantíssima essa iniciativa do Governo e oferecer meios para a população fazer testagem em massa. É preciso deixar esse negacionismo de lado. A vacina contribuiu bastante para a redução dos casos de Covid-19. E a gripe tá aí. Por isso temos que nos vacinar”, disse o servidor público.

O servidor públicou elogiou a iniciativa

No ambulatório do IEMA Rio Anil (antigo Cintra), foram realizadas 159 consultas e realizados 260 testes. No Centro Educa Mais Padre José Bráulio Sousa Ayres, na Cidade Olímpica, foram 181 consultas e 201 testes. Já no Centro Educa Mais Domingos Vieira Filho, em Paço do Lumiar, foram contabilizadas 171 consultas médicas, com a realização de 196 testes; e no Hospital Aquiles Lisboa, localizado na região do Bonfim, foram 80 consultas e 110 testes realizados.

“Os ambulatórios vão funcionar até sexta-feira (14). O atendimento vai continuar com triagem, consultas, testagem para Covid-19 e, se houver necessidade, medicação. Essa ação faz parte de um conjunto de ações dentro da rede pública na capital e no interior do estado para tratar pacientes com sintomas leves de síndromes gripais”, explicou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

O atendimento está sendo realizado por médicos, enfermeiras e técnicas de enfermagem da EMSERH

A técnica de enfermagem Maria da Conceição Nascimento também procurou um dos ambulatórios de síndromes gripais. “Meu resultado aqui para Covid foi negativo, mas vim consultar pra saber o que eu tenho. Desde domingo passado estou com febre e dores. Foi muito bom, porque é perto da minha casa, já que eu moro no Cruzeiro do Anil”, elogiou a técnica de enfermagem.

O atendimento está sendo realizado por médicos, enfermeiras e técnicas de enfermagem da EMSERH. Os documentos necessários para atendimento são documento oficial com foto e Cartão SUS.

Daucyana Castro