14 de fevereiro de 2022

Governo registra mais 2 mil atendimentos com Saúde na Praça em Caxias

Fotos: Emmanuel Lopes

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado promoveu, neste sábado (12) e domingo (13), ações do Saúde na Praça no município de Caxias. Nos dois dias de serviços, foram realizados 2.381 atendimentos, entre realização de cirurgias de catarata e pterígio, exames e procedimentos. A ação aconteceu no Complexo Hospitalar Gentil Filho, no bairro Seriema. Paralelo às cirurgias, no sábado, houve testagem para a Covid-19 em formato drive-thru. A ação foi coordenada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“Consegui operar. Fui bem recebido, gostei demais do atendimento”. Foram com essas palavras que o lavrador de Coelho Neto, José Edmilson Sousa Torres, 65 anos, agradeceu pela cirurgia de catarata. Ele foi um dos beneficiados pelo Saúde na Praça de Caxias.

José Edmilson veio de Coelho Neto para operar

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que o programa é reflexo do compromisso do Governo do Estado com a população maranhense. “Essa é mais uma das ações estratégicas da atual gestão para facilitar o acesso aos serviços de saúde. Agilizamos a realização de cirurgias e oferecemos outros serviços de acordo com a realidade de cada região”, disse o secretário.

“O Governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e da EMSERH, levou no fim de semana dois equipamentos voltados para atendimento da população de Caxias e região. A ação foi um sucesso. Isso comprova que sempre tratamos a saúde pública com responsabilidade, transparência, eficiência e promovendo justiça social para o Maranhão”, frisou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.

A funcionária pública Regina Célia Silva, de 51 anos, elogiou a iniciativa. Ela operou de catarata durante o mutirão. “Estou há um tempo sem enxergar direito, vendo só o vulto, mas Deus já me abençoou e vou enxergar tudo bem. Foi tudo muito bem feito. As coisas estão difíceis e o pobre não tem dinheiro para pagar uma cirurgia dessa particular. É caro demais. Graças a Deus que surgiu essa oportunidade aqui”, disse.

Paciente elogiou a iniciativa

Nos dois dias de atendimento do Saúde na Praça em Caxias, foram registradas 191 cirurgias de catarata e pterígio; 207 consultas; 927 exames de tonometria, biometria, biomicroscopia, mapeamento de retina e dilatação da pupila; além de serviços como aferição de pressão arterial e glicemia. Durante o drive-thru, foram realizados 191 testes rápidos para a detecção da Covid-19.

Daucyana Castro