8 de maio de 2019

Governo reforça prevenção do glaucoma na Região Tocantina: saiba como participar do mutirão

Equipes do mutirão de combate ao glaucoma realizarão o atendimento da população da Região Tocantina, na sexta-feira (17) e sábado (18), no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz.

O diretor administrativo do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, Felype Hanns, destacou que o atendimento no mutirão de combate ao glaucoma atua de forma preventiva. “O acesso ao diagnóstico está ajudando as pessoas a não perderem a sua visão. Sabemos que a consulta com o oftalmologista, os exames e os colírios para o tratamento do glaucoma têm custo elevado para população. Com o programa, a assistência tem chegado de fato aos que mais precisam de tratamento”, disse.

Em fevereiro, cerca de 500 pessoas foram atendidas no mutirão de combate ao glaucoma no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto. Entre os procedimentos, consultas médicas de novos pacientes e de retorno, entrega da medicação após prescrição médica (colírio), entre outros. Na ação, 368 pacientes realizaram retorno para acompanhamento e recebimento gratuito do colírio.

O programa de Combate ao Glaucoma da Secretaria de Estado da Saúde (SES) atende pessoas com fatores de risco, assim como usuários com parentes portadores de glaucoma, indivíduos com mais de 40 anos, pacientes com alto grau de miopia e diabéticos. Para receber atendimento na ação, o paciente deve apresentar documento de identificação e cartão do SUS.

O glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e, muitas vezes, não apresenta sintomas visíveis ao paciente. A doença, que começa com a perda da visão periférica, pode provocar cegueira irreversível. Apesar de não ter cura, a perda visual provocada pelo glaucoma pode ser prevenida ou estabilizada através do tratamento.

Os pacientes receberão atendimento oftalmológico na ação. O diagnóstico da doença inclui os exames de campimetria, tonometria e fundoscopia. Em Imperatriz, o atendimento será das 8h às 17h no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto. A unidade funciona na Avenida Pedro Neiva de Santana, s/n, Camaçari.