Governo reestrutura UPA de Paço do Lumiar para assistência exclusiva a casos da Covid-19

O Governo do Estado tem realizado diversas parcerias com as gestões municipais para integrar as ações de combate à Covid-19. Uma dessas iniciativas está acontecendo no município de Paço do Lumiar, onde uma parceria entre o Governo e a Prefeitura possibilitará nos próximos dias o funcionamento do Centro de Referência da Covid-19, no prédio da UPA de Paço do Lumiar, localizada no Maiobão. Na manhã desta sexta-feira (5), uma comissão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou uma vistoria no espaço, reestruturado em parceria com a Secretaria de Estado de Governo (Segov).

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, afirma que a UPA de Paço do Lumiar será mais uma unidade exclusiva para os cuidados contra o novo coronavírus e, posteriormente, ficará como um legado para a cidade.

“Com a UPA de Paço do Lumiar, nós acrescentamos leitos a nossa rede hospitalar e temos certeza que quem ganha é a população. A UPA irá funcionar 24 horas em parceria com o município de Paço do Lumiar, que neste momento se prontificou a ingressar com parte da equipe médica. O Estado se responsabiliza pelo restante do custeio da unidade, além do trabalho de adequação da unidade”, disse o secretário da SES, Carlos Lula.

O novo Centro de Referência da Covid-19 vai oferecer atendimentos clínicos, ambulatoriais, exames de Raio-X, suporte dialítico e contará com 27 leitos entre clínicos e UTI. “Com certeza será um avanço para a população desta região, será uma estrutura hospitalar nova que vai poder dar um apoio tanto em termos de diagnóstico de doenças como em termos de tratamento de patologias que já são tratadas hoje na unidade Mista do Maiobão, cujo serviço será transferido para cá e ampliado”, explicou o assessor especial da SES, Rodrigo Lopes.

Durante a obra de reestruturação, foi realizada a modernização da estrutura física, substituição das instalações no teto e nas paredes, além da instalação de um sistema elétrico mais moderno e seguro. Nesta última etapa, será realizada a instalação do oxigênio.

“Este é mais um equipamento público que será entregue pela Secretaria de Estado da Saúde nos próximos dias e dará suporte a toda esta região de Paço do Lumiar. Vamos transferir o serviço da Unidade Mista do Maiobão para dentro desta nova estrutura”, afirmou o presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande.

FONTE: SES