3 de julho de 2017

Governo realiza última vistoria para entrega da Casa de Apoio Ninar

Ninar

Governo realiza última vistoria para entrega da Casa de Apoio Ninar. (Foto: Julyane Galvão)

Apoio Ninar. (Foto: Julyane Galvão)

A Casa de Apoio Ninar está quase pronta para ser entregue à população maranhense. Uma última vistoria foi realizada, na tarde de domingo (2), pelo governador Flávio Dino e representantes do Governo do Estado ao espaço que será inaugurado na próxima terça-feira (4). A entrega será mais um marco na gestão do governador Flávio Dino, que tem investido em espaços e serviços que promovam a reorganização da rede pública de saúde no estado, ampliando o acesso especialmente a quem mais precisa do atendimento.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reforçou o significado do projeto. “É muito gratificante para nós ver a conclusão dessa obra que abrigará a Casa de Apoio do Ninar e entregar às famílias um serviço como esse. Com esse projeto, ampliamos no estado a assistência às crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias, devolvendo o espaço público ao seu verdadeiro dono, que é o povo maranhense. É com investimentos assim que o Maranhão tem se tornado um estado mais justo, com a oferta de condição de vida digna para todos”, contou.Durante a vistoria, o governador ressaltou o simbolismo da ação. “Em vez de privilégios, direitos. Essa é uma visão que tem norteado os passos da nossa gestão. Um dos exemplos dessa grande mudança que o Maranhão atravessa está aqui na antiga casa de veraneio do Governo do Estado, hoje transformada nesse projeto, para servir à população. Essa é uma obra que tem um significado social e simbólico, pois a casa que antes era para poucos será agora de todos e para todos”, disse o governador.
“Esse não é um lugar para se pensar na doença e sim um espaço que servirá de estímulo para que as mães exerçam a sua maternagem, ou seja, fortaleçam o vínculo afetivo com as crianças. Através de atividades com a família e as crianças, a proposta é promover momentos de interação, favorecendo o relacionamento entre os bebês e a família e a construção da memória”, destacou a neuropediatra Patrícia Sousa, uma das responsáveis pelo desenvolvimento do projeto da Casa de Apoio do Ninar.Semanalmente, a casa abrigará 15 famílias e cinco profissionais de saúde dos municípios com especialidades como pediatria, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem e assistência social, que acompanharão as atividades. Além de um lugar de acolhimento para as famílias e para as crianças, a Casa de Apoio Ninar será um espaço para o desenvolvimento de atividades multidisciplinares que incluem avaliações médicas, oficinas, palestras, circuito de estimulação multidisciplinar, musicalização infantil e de adulto, arteterapia, dança, dentre outras atividades.

Mães como Bianca Muniz, moradora do município de Santa Luzia do Paruá, estão ansiosas para conhecer a casa. “É mais uma estrutura para atender a gente, é uma ajuda a mais. Moro no interior e quando venho para as consultas, fico na casa de uma amiga minha. Quando soube da casa fiquei muito feliz porque acredito que seja um apoio a mais além do Ninar”, contou Bianca, mãe de Arthur Muniz Nunes.Com as obras de readequação concluídas e o espaço equipado, a casa já está praticamente pronta. Reestruturada para favorecer a acessibilidade e mobilidade dos usuários e abrigar espaços como consultórios, recepção, centros de convivência, refeitório, dormitórios, auditório, cozinha entre outros, a obra custou ao Estado R$ 565.977,38, investimento que transformou o espaço para a nova finalidade.

 

Fonte: Agência de Notícias do Governo

Daucyana Castro