22 de março de 2022

Governo realiza triagem para cirurgias oftalmológicas em Açailândia

Fotos: Divulgação

O Governo do Maranhão realizou, no sábado (19), uma triagem na Policlínica de Açailândia para a realização de cirurgias oftalmológicas para tratamento da catarata e do pterígio. Mais de 440 pessoas foram avaliadas como aptas para a realização da cirurgia, que deve acontecer nos dias 22 e 23 de abril.   

A triagem fez parte das ações do Saúde na Praça, programa do governo que tem levado serviços de saúde a diversas cidades do Maranhão.

José Neto, diretor administrativo da unidade, que faz parte da rede estadual de saúde e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), destaca que a ação vai beneficiar muitas pessoas. “Com ações assim, conseguimos eliminar a espera por cirurgias de catarata e pterígio na cidade de Açailândia”, disse o diretor.

Passaram pela triagem 485 pessoas. Destas, 442 estão aptas a realizarem a cirurgia, sendo 308 de catarata e 134 de pterígio.

O aposentado Pedro Silva, de 73 anos, tirou o sábado para cuidar da saúde e foi até a policlínica passar pela triagem. “Eu acho muito boa essa ação para ajudar as pessoas que necessitam e não têm condição de pagar. Eu já fiz uma e agora vou fazer outra cirurgia. Minha esposa vai fazer também, além de alguns amigos. Graças a Deus está dando tudo certo”, afirmou.

Ao público da ação, também foram disponibilizados serviços como atendimentos de enfermagem, testes rápidos de HIV e Covid-19 e agendamentos para exames laboratoriais, como glicemia, hemograma e coagulograma.

Em dezembro de 2021, 465 cirurgias oftalmológicas já haviam sido realizadas no município com os investimentos do Governo do Estado.

Daucyana Castro