15 de outubro de 2021

Governo realiza Saúde na Praça em São José de Ribamar com foco no Outubro Rosa

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

São José de Ribamar foi o destino escolhido para a realização da 6ª edição do Programa Saúde na Praça, realizada nesta sexta-feira (15), desta vez com foco no Outubro Rosa. A ação vem sendo promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com o objetivo de aproximar os serviços públicos de saúde da população. Em São José de Ribamar, as atividades aconteceram das 8h às 16h, na Escola CAIC do município.  Nesta edição foram registrados 2.328 atendimentos.

“O Saúde na Praça visa garantir aos cidadãos maranhenses o acesso à saúde pública, oferecendo serviços como exames, consultas médicas, palestras educativas, promoção de saúde e aplicação de vacinas em parceria com os municípios. A ação desta sexta-feira atende especificamente a São José de Ribamar, mas acaba refletindo positivamente nos indicadores de saúde do estado”, explicou o secretário adjunto de Articulação Política da SES, Tiago Fernandes.  

Durante a ação, foram disponibilizados atendimentos como preventivo (papanicolau), consulta com mastologista, ambulatório cirúrgico (clínica cirúrgica, urologia e mastologia), mamografia, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos (HIV/Aids, Hepatites e sífilis), vacinas do calendário atual, atendimento psicológico e educação em saúde bucal, com aplicação de flúor.  

Pescadora Sandra Regina buscou atendimento para cirurgia

A pescadora Sandra Regina procurou, na ação, consulta com mastologista e atendimento para realização de uma cirurgia para a retirada de um mioma. “Achei muito interessante. Está ajudando muitas pessoas mesmo”, disse a moradora do bairro São Raimundo, em São José de Ribamar.  

A ação é fruto da parceria entre Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e foi a primeira fora da capital São Luís, mas ainda na Grande Ilha. O programa deve ser expandido para municípios no interior do estado. 

“Sabemos que a nossa rede pública de saúde ficou por mais de três semestres voltada quase que exclusivamente para o atendimento do paciente com a Covid-19. Neste segundo semestre, nós temos investido em ações para atender a demanda em diversas especialidades médicas, e o Saúde na Praça é uma dessas ações, que faz com que serviços públicos de saúde se aproximem das pessoas, principalmente daquelas que mais precisam, que têm mais dificuldades”, frisou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.  

Rafaela Neves é moradora do bairro São Raimundo e fez o exame preventivo pela 1ª vez. “Achei interessante essa iniciativa, porque é uma maneira de trazer as pessoas para terem acesso à saúde. Muitas mulheres não têm essa informação, e isso é para nossa própria saúde”, opinou.  

Rafaela Neves fez o preventivo pela 1a vez

Combate à pobreza menstrual

Durante a ação, o subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira, distribuiu absorventes para as estudantes da rede pública estadual. A ideia é combater a pobreza menstrual, que afeta estudantes de famílias com baixo poder aquisitivo, por conta da carência de acesso a produtos para uma boa higiene no período da menstruação.

Ação aconteceu no CAIC de Ribamar

A estudante do 2º ano da escola CAIC, Tainá Cristina, de 16 anos, representou as meninas da escola. “Isso significa muito para nós meninas. Isso é a nossa dignidade, fala muito sobre a gente. É algo que vem da gente e precisamos muito. Quero agradecer ao Governo do Estado e Secretaria de Educação por pensar em nós meninas, porque precisamos muito”, finalizou a estudante.

Daucyana Castro