16 de agosto de 2017

Governo realiza reunião de apoio técnico sobre sistemas da Rede Suas a gestores de Assistência Social de 26 municípios maranhenses

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) realizou, nesta quarta-feira (16), reunião de apoio técnico para prestar orientações sobre os sistemas de informações e relatórios do Sistema Único de Assistência Social (Rede Suas). Participaram da reunião técnicos e gestores da Política de Assistência Social de 26 municípios maranhenses que integram o serviço de Vigilância Socioassistencial do Suas.

“As reuniões acontecem mensalmente, sempre com grupo pequenos de municípios, para facilitar a aplicação da metodologia de orientação sobre o trabalho executado na Rede”, afirmou a secretária-adjunta de Assistência Social da Sedes, Célia Salazar.

Ainda conforme a secretária, a reunião desta quarta-feira destinou-se exclusivamente às orientações práticas de utilização dos sistemas de informações e dados do Suas, considerando que maioria dos participantes é formada por gestores novos na execução dos serviços.

A Rede Suas concentra todos os sistemas de informações, relatório e gestão dos programas governamentais de Assistência Social. “Os técnicos e gestores municipais que participam da reunião têm acesso direto aos sistemas de informação da Rede Suas, por isso, a importância de obterem o máximo de informações acerca da utilização desse serviço”, destacou Célia Salazar.

Acompanhamento
A reunião de Apoio Técnico realizado pela Sedes integra o Plano Estadual de Acompanhamento aos Municípios Maranhense, pactuado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O plano contempla diversas ações de acompanhamento dos serviços socioassistenciais executados nos municípios, para melhor monitorar o desenvolvimento das ações integrantes da política de Assistência Social no Estado.

A criação do Plano cumpre uma das normativas estabelecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Além das reuniões de apoio técnico, o Plano prevê ainda a realização de capacitações, atendimentos online e presenciais, elaboração de notas técnicas e envios de orientações aos gestores. “São várias ações que desenvolvemos no dia a dia da Sedes, para proporcionar qualidade aos serviços que os municípios vêm executando na área socioassistencial”, concluiu Célia Salazar.

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Daucyana Castro

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